Conheça os benefícios da certificação ISO 37001 (Gestão Antissuborno)

As certificações são documentos que asseguram qualidade e confiabilidade a uma empresa, serviço ou produto em diferentes segmentos. Entre essas certificações, destaca-se a certificação ISO 37001.

Trata-se da certificação referente à Gestão Antissuborno, de máxima importância na atualidade, em que grandes empresas e políticos de renome se envolvem em escândalos de corrupção.

Neste post, definiremos o que é a certificação ISO 37001 e apresentaremos os principais benefícios que ela proporciona a uma empresa. Leia e, na hora de procurar uma empresa para fornecer produtos ou serviços, lembre-se de verificar se ela está adequada à norma em questão. Confira!

O que é a certificação ISO 37001

A norma ISO 37001, lançada em 2017, tem como objetivo apoiar as empresas em sua luta contra a corrupção, ou seja, na aplicação de medidas anticorrupção. Dessa forma, a certificação ISO 37001 contribui para que a organização desenvolva um trabalho transparente, servindo como referencial de integridade para outras empresas.

Ainda que essa certificação não possa assegurar que o suborno será definitivamente eliminado, ela permite a criação de medidas eficazes para prevenção e mitigação de riscos.

Um detalhe é que a norma não atua necessariamente sobre a corrupção como um todo, e sim, especificamente, sobre o suborno. Dessa maneira, está estreitamente associada ao Compliance, pois uma empresa precisa agir em conformidade com as leis, regulamentos e diretrizes tanto nacionais quanto internacionais relacionados ao negócio.

O suborno pode gerar consequências muito graves para a organização e seus funcionários, comprometendo os gestores com a Justiça e sujando definitivamente a imagem empresarial perante a sociedade.

A certificação ISO 37001 define a política e os procedimentos necessários, ajudando a implementar um Sistema de Gestão Antissuborno (SGAS), ou otimizando um sistema que já está em uso. A conformidade entre um SGAS e a ISO 37001 pode ser constatada por meio de um planejamento que envolve:

  • auditoria de certificação dividida em duas fases;
  • auditoria de acompanhamento ao longo do primeiro ano;
  • auditoria de acompanhamento ao longo do segundo ano;
  • auditoria de renovação da certificação no terceiro ano.

Para definir esse programa de auditoria, é necessário considerar o porte da organização, o escopo da certificação e tudo que ela abrange, a complexidade do SGAS, os processos e os produtos, o nível de desempenho e eficácia do SGAS, os resultados de auditorias já realizadas (internas ou externas), bem como as certificações que a empresa já conquistou.

Quais são os benefícios da certificação ISO 37001

É inegável que a certificação ISO 37001 só oferece vantagens à empresa, mas podemos elencar algumas delas. A respeito da redução de riscos e da vantagem competitiva, falaremos em intertítulos separados.

Neste momento do texto, falaremos de outros benefícios. Uma SGAS que esteja em compatibilidade com a ISO 37001 tem condições de evitar a ocorrência de subornos e, no caso de eles vierem a acontecer, ela poderá minimizar suas consequências.

Qualifica a gestão corporativa

certificação ISO 37001 garante uma gestão eficiente contra práticas de suborno, usando medidas de aplicação internacional para diminuir e evitar os riscos. Em decorrência dessa segurança, a empresa consegue estabelecer uma relação de confiança com seus clientes e parceiros, especialmente, outras empresas que também têm a certificação para diminuir as possibilidades de corrupção em seu meio.

Sem dúvida, essa relação de confiança vai além das fronteiras do pais, atingindo empresas e o mercado internacionais. Dessa forma, a empresa consegue recrutar funcionários com mais facilidade e melhora sua imagem perante o mercado em geral e seu público-alvo em particular.

As empresas têm o direito de exigir que seus fornecedores, consultores e contratados apresentem provas de que estão em conformidade com a certificação ISO 37001. Esse pode ser um pré-requisito totalmente aceitável para que outras empresas e profissionais possam participar de sua cadeia de produção. A ISO 9001, de gestão de qualidade, também pode ser exigida.

Demonstra a lisura da empresa

De acordo com o Decreto nº 8420/2015, cuja finalidade é regulamentar a Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/2013), a ISO 37001 também contribui para confirmar a implementação completa ou em parte de um Programa de Integridade.

Outra vantagem é que, caso a empresa seja suspeita de estar envolvida em alguma ação de suborno, a certificação comprova diante dos tribunais e dos promotores que os responsáveis tomaram medidas preventivas para que o suborno não ocorresse. Com isso, pode-se evitar a acusação ou amenizar as consequências.

No caso de condenação, a certificação contribui para a formalização de que a empresa dispõe de um efetivo Compliance. A partir dessa comprovação, a pena criminal pode ser reduzida.

Minimiza os riscos

A certificação ISO 37001 ajuda, portanto, a gerenciar riscos, incluindo aqueles que se relacionam com terceiros. Os riscos são detectados antecipadamente, sendo possível desenvolver os métodos de controle necessários e o monitoramento constante deles.

Como cada empresa tem suas particularidades, a análise de riscos também deve ser particular. É importante desenvolver, por etapas, medidas que mitiguem os riscos. Essas etapas podem ser:

  • planejamento
  • entrevista
  • documentação
  • catalogação de dados

Juntamente com o Sistema de Gestão Antissuborno e com o Sistema de Gestão de Qualidade, a empresa pode recorrer a auditorias e monitoramento por meio de um programa bem elaborado.

Traz incríveis benefícios competitivos

A vantagem competitiva é outro dos efeitos proporcionados pela certificação ISO 37001, pois ela atesta que a empresa está comprometida com a idoneidade, não apenas em relação a ela mesma, mas também aos seus stakeholders (as partes interessadas, como clientes, funcionários, fornecedores, investidores e parceiros em geral).

A vantagem competitiva surge naturalmente como resultado de uma empresa que está decidida a ser diferente e a não seguir as tendências de corrupção que vicejam não somente no Brasil, mas em todo o mundo.

Como a população brasileira vive desiludida diante dos atos de corrupção, inclusive, do suborno, ela passará a ver com outros olhos uma corporação que se destaca por apresentar um sistema de gestão pautada pela honestidade.

Certamente, a certificação ISO 37001 apresenta uma importância enorme para todas as empresas. A tendência é que sua importância continue aumentando. Diante disso, é provável que ela sirva como referencial para a construção de um país menos corrupto, voltado para ações que fomentem a economia, a segurança, a educação, a saúde e despertem maior confiança no público em relação aos dirigentes de diversas instituições e empresas.

Aproveite para entrar em contato com a Asalit e conheça melhor os produtos e serviços! Nossa equipe terá o maior prazer em esclarecer todas as suas dúvidas.

error: Conteúdo protegido!