No mercado existem diversos produtos para a confecção de juntas de vedação. No entanto, mesmo com a vasta gama de opções existentes, o material que mais se destaca é o papelão hidráulico, que pode ser encontrado em diferentes modelos.
Cada um deles apresenta uma constituição singular obtida por meio da combinação de alguma espécie de fibra, elastômero e um outro aditivo. A resistência térmica e mecânica do papelão é concedida pela fibra, que tem a função estrutural, enquanto o elastômero tem a função de prover elasticidade, flexibilidade e resistência química.
Neste post iremos abordar as diferenças entre os diversos modelos de papelão hidráulico.
Veja quais são os 6 tipos de papelão hidráulico
Como citado acima, os papelões hidráulicos mais usuais são aqueles fabricados a partir de borracha nitrílica (NBR) e misturado a diferentes fibras. Essa composição resulta em materiais com características singulares que atendem, desse modo, a diferentes aplicações.
Abaixo, listamos os 6 principais tipos de papelão hidráulico. Veja!
Papelão Hidráulico PH 120®
Fabricado a base de fibra de celulose de alta qualidade e resinas especiais, apresenta baixo custo por m², o PH 120® também é conhecido como pepelão hidráulico Velumoide. É destinado a confecção de juntas de vedação para serviços em contato com água e óleos.
Suporta temperatura de até 120°C e pressão máxima de 10 bar. É totalmente isento de amianto (asbestos free). Recomendado para vedação de tampas de válvulas, bombas à vácuo, caixas de engrenagem, carter de óleo, carburador, radiador, etc.
O PH 120® é fabricado em rolos de 1.000 mm de largura, na cor marrom. Possui Espessuras disponíveis de 0.4mm, 0.8mm, 1.6mm, 2.4mm e 3.2mm.
Ele é quimicamente compatível com:
- água;
- diesel;
- óleo sintético;
- óleo mineral;
- querosene;
- toluol.
Papelão Hidráulico PH 210®
Fabricado a partir de fibra de celulose, borracha nitrílica (NBR) e carga reforçante feita por meio do processo de calandragem a quente, o PH 210® é um papelão de baixo custo, indicado para aplicações de baixa exigência térmica, química e mecânica.
Suporta temperatura de até 210°C e pressão máxima de 50 bar. É totalmente isento de amianto (asbestos free). Recomendado para vedação de água, solução neutra, salmoura, vapor saturado, entre outras aplicações na área industrial.
O PH 210® é fabricado em folhas de 1.500 x 2.000 mm ou 1.500 x 1.600 mm na cor vermelha e opcionalmente pode receber acabamento externo grafitado, com o intuito de facilitar a remoção da junta no momento de futura manutenção da tubulação.
Ele é quimicamente compatível com:
Papelão Hidráulico PH 400®
O papelão hidráulico PH 400® é fabricado a partir de fibra aramida, borracha nitrílica (NBR) e carga reforçante (também realizada por meio do processo de calandragem a quente). Ele suporta a temperatura de até 400°C e 110 bar de pressão máxima.
Considerado um dos papelões hidráulicos de melhor custo-benefício, ele também é totalmente isento de amianto, sendo altamente recomendado para confecção de juntas de vedação e aplicações que tenham contato com derivados de petróleo, solventes, vapor e produtos químicos em geral.
O PH 400® pode ser encontrado em folhas de 1.500 x 2.000 mm ou 1.500 x 1.600 mm na cor verde. Assim como o PH 210®, também poder receber opcionalmente acabamento externo grafitado.
Ele é quimicamente compatível com:
- água;
- álcalis;
- petróleo;
- solventes;
- vapor saturado.
Papelão Hidráulico PH 400®Metálico
O papelão hidráulico PH 400®Metálico é fabricado a partir de fibra de aramida com borracha Nitrílica NBR, reforçado com fios metálicos, os quais ajudam a suportar maior pressão de trabalho. Ele suporta a temperatura de até 400°C e 140 bar de pressão máxima.
Assim como o PH400® é um papelão hidráulico totalmente isento de amianto, sendo altamente recomendado para confecção de juntas de vedação que trabalhem sob alta pressão e indicado para serviços com derivados de petróleo, solventes, vapor e produtos químicos em geral.
O PH 400® Metálico pode ser encontrado em folhas de 1.500 x 2.000 mm ou 1.500 x 1.600 mm na cor verde e, opcionalmente, pode receber acabamento externo grafitado.
Ele é quimicamente compatível com:
- água;
- álcalis;
- petróleo;
- solventes;
- vapor saturado.
Papelão Hidráulico PH 550®
O papelão hidráulico PH 550® é o mais versátil do mercado. Ostenta alta estabilidade térmica e excelente resistência química, sendo perfeito para a confecção de juntas de vedação que serão empregadas em serviços sob alta temperatura e pressão elevada. Fabricado a partir de fibra inorgânica, borracha nitrílica e cargas reforçantes, suporta praticamente todos os produtos químicos.Disponível em folhas de 1.500 x 2.000 mm ou 1.500 x .1600 mm na cor preta.
Compatível com:
- álcalis;
- etanol;
- gases;
- óleos;
- petróleo;
- solventes;
- vapor saturado.
Papelão Hidráulico PH 550® Com Tela Metálica Grafitado
O PH 550® com tela metálico apresenta a mesma composição do PH 550®, porém recebe reforço interno em fios de aço inox. Esse reforço interno aumenta a resistência à pressão elevada. Suporta serviços sob temperatura máxima de 550ºC e pressão de até 150 bar. Disponível em folhas no mesmo tamanho que os demais papelões.
Quimicamente é compatível com:
- álcalis;
- etanol;
- petróleo;
- solventes;
- vapor saturado.
Saiba o que observar para escolher o melhor papelão hidráulico
Agora que você já conheceu 4 tipos de papelão hidráulico que podem ser úteis quando o assunto é vedação, vamos apresentar a você alguns importantes aspectos que devem ser analisados na hora de escolher o papelão ideal para você. Confira abaixo!
Temperatura
De modo geral, quanto mais elevada for a temperatura do fluido a ser vedado, mais prudente deve ser a escolha do material de uma junta. A variação entre o frio e o calor causa um efeito termomecânico sobre as juntas, acelerando assim um processo denominado creep relaxation.
Esse processo nada mais é que a deformação definitiva dos materiais macios que compõem uma junta. Desse modo, por conta de diversos produtos ficarem muito mais agressivos quando submetidos à alta temperatura — danificando precocemente o material orgânico da junta e tornando-a parcial ou totalmente ineficaz — é extremamente importante atentar-se às temperaturas suportadas por cada tipo de papelão hidráulico.
Pressão de trabalho
Tão importante quanto a observação da temperatura suportada é ter atenção à pressão máxima com a qual cada tipo de papelão hidráulico pode lidar. Como os diferentes modelos de junta têm resistências diferentes, eles podem ser escolhidos conforme a pressão que vão enfrentar na vedação — minimizando os riscos de acidente.
Uma curiosidade importante é que, para aumentar a resistência à pressão de uma junta, pode-se adicionar uma trama de fios de aço inox à sua composição. Essa trama é encontrada no PH 550 metálico.
Compatibilidade química
Por mais que os dois pontos acima sejam imprescindíveis, não adianta utilizar uma junta de vedação que suporte apenas alta pressão e temperatura elevada caso ela não seja também compatível com o pH do produto que vai ser estancado.
Caso o fluido trabalhe fora da faixa de pH de uma junta, ela será deteriorada precocemente, causando vazamentos. Por conta disso, a compatibilidade química a qual o papelão hidráulico suporta é um importante aspecto a ser observado — conferindo muito mais segurança à aplicação.
Tipo de flange
Por fim, é necessário ter em mente qual é o diâmetro dos flanges que as juntas constituídas pelo papelão hidráulico serão aplicadas. Isso propicia uma montagem correta no momento da instalação da junta.
O cálculo do torque nos parafusos, por exemplo, deve levar em conta o limite de resistência do flange, da junta e dos próprios parafusos — evitando, assim, distorções sobre as juntas e possíveis fugas de material.
Interessante, não? Este post ajudou você a entender melhor como escolher o papelão hidráulico adequado para você? Conheça todos os tipos de papelão hidráulico com os quais trabalhamos!
Atualizado em 03/05/2023