Quais fatores podem ocasionar uma parada de produção na indústria?

Uma parada de produção que acontece de forma abrupta ou não programada pode causar grandes prejuízos. Além de haver a perda de tempo, ocorre o desperdício de certos materiais e até de oportunidades de vendas.

A melhor maneira de se prevenir contra essas situações é por meio do conhecimento. Ao descobrir quais são os motivos específicos, fica mais fácil agir para evitar que eles aconteçam.

Por isso, veja quais são as principais causas que levam à parada de produção na indústria.

Quais são as maiores causas da parada de produção?

Cada chão de fábrica tem características específicas, mas, há alguns fatores que acontecem com mais frequência. Ao conhecê-los, será mais fácil se prevenir contra boa parte das situações. A seguir, veja quais são as causas principais da parada de produção:

Rolamentos e engrenagens defeituosos

Os rolamentos de uma esteira, por exemplo, são cruciais para que o elemento trabalhe na velocidade e da maneira certas. Do mesmo jeito, o conjunto de engrenagens de uma máquina determina a sua atuação. Quando esses itens não funcionam como deveriam, como pela falta de lubrificação, as paradas abruptas ocorrem.

Falhas elétricas e mecânicas em motores

Outra condição bastante comum é aquela que acontece nos motores. Um sobreaquecimento pode fazer com o motor pare, até mesmo por questões de segurança. De modo semelhante, uma falha mecânica, como quando a combustão não ocorre como deveria, gera a paralisação.

Desbalanceamento

Imagine um grande rotor que precisa estar alinhado para funcionar. Se um dos apoios estiver desbalanceado, sua atuação será comprometida — e talvez torne-se impossível. Por isso, o desbalanceamento é um problema bastante comum e que deve ser evitado, já que pode gerar consequências catastróficas.

Folgas mecânicas

É frequente que equipamentos, principalmente os feitos de metal, tenham algumas folgas. Elas servem para comportar a compressão e a expansão dos materiais pela mudança de temperatura. Contudo, uma folga muito grande pode levar a peças desencaixadas ou sem o atrito necessário. Como resultado, há uma parada de produção.

Acidente de trabalho

Nem sempre é algo que tem a ver com o equipamento, mas o acidente de trabalho também gera uma interrupção produtiva. Assim que ele acontece e há a comunicação como manda a lei, é comum ter que paralisar as atividades para identificar as causas e mitigar os riscos. Então, ambientes com muitos acidentes, normalmente, passam mais tempo parados.

Como evitar os problemas?

Para que isso não ocorra, é fundamental saber como prevenir essas situações. Na maioria dos casos, a manutenção preventiva feita de maneira regular não dá lugar a eventos desse tipo. Com a lubrificação certa, por exemplo, os rolamentos funcionam melhor.

Também é preciso atentar para os projetos e materiais especificados. Cumpra com elementos como fatores de segurança e especificação de materiais. Desse jeito, os riscos são reduzidos.

Além de tudo, é importante realizar análises da causa-raiz. Quando uma parada acontece dentro de certos parâmetros, como por um tempo estendido, é o momento de fazer uma investigação completa. Ao final, dá para atuar no problema de forma profunda, o que impede que o caso ocorra novamente.

Por que escolher um bom fornecedor?

Como visto, uma das fases para evitar a parada de produção é a escolha de bons fornecedores. Sem essa etapa, aumentam as chances de falhas ocorrerem.

Acima de tudo, ter parceiros pouco confiáveis diminui o controle e a previsibilidade de resultados. Então, a análise deve ser criteriosa. Em vez de pensar apenas no preço, considere a qualidade de entrega, a confiança da empresa e se o tipo de material/produto é adequado. Assim, fica menos complexo obter os efeitos positivos esperados.

Ao reconhecer os motivos principais da parada de produção, é mais fácil evitar tal cenário. Para tanto, crie e implemente uma cultura de manutenção, busque as causas e não se esqueça de ter bons fornecedores.

Confira outras novidades ao nos acompanhar no Facebook e no LinkedIn. Estamos esperando você!

error: Conteúdo protegido!