A manutenção industrial é um conjunto de procedimentos realizados em equipamentos, e tem como principal objetivo garantir o funcionamento dos mesmos, bem como a segurança dos que estão em sua volta, além de manter o bom desempenho do instrumento.
Dessa forma, é fundamental o conhecimento dos tipos de manutenção industrial existentes, sendo elas três: a corretiva, a preventiva e a preditiva. Além disso, entender a importância de manter os equipamentos sempre revisados também é imprescindível. Continue a leitura e confira o conteúdo que separamos a respeito do assunto.
O que é a manutenção corretiva
Existente desde a época da Segunda Guerra Mundial, esse tipo de manutenção é realizada quando os equipamentos e máquinas sofrem algum tipo de falha, fazendo com que eles voltem a operar normalmente. Mas isso não significa que ela seja feita apenas em situações emergenciais.
A manutenção corretiva pode ser dividida em dois subtipos. Veja abaixo quais são e qual a diferença entre elas:
Não planejada
As manutenções não planejadas ocorrem quando não há tempo para agendamento, ou seja, ocorre de última hora. Normalmente, ela tem custo mais elevado e pode demandar mais tempo para o conserto do equipamento, fazendo com que haja perdas de produção.
Planejada
Esse tipo é feito quando há a detecção de alguma falha durante a produção em algum equipamento da indústria. O custo é menor que em uma manutenção não planejada, mas ainda assim apresenta perda de produtividade pelo baixo desempenho apresentado nas máquinas.
O que é a manutenção preventiva
Esse tipo de manutenção é realizada periodicamente e tem como objetivo prevenir o surgimento de alguns danos nos equipamentos, ou seja, antes de eles ocorrerem. Assim como a corretiva, também é dividida em dois subtipos, que são:
preventiva condicional, feita de acordo com o estado dos equipamentos;
preventiva sistemática, ocorre em intervalos já definidos.
O que é a manutenção preditiva
Essa metodologia de manutenção se trata de uma espécie de filosofia da empresa. Ela é uma técnica que utiliza como premissa o estado em que o equipamento se encontra, fazendo o acompanhamento das máquinas e se baseando em análises dos dados que foram coletados durante o seu monitoramento.
Ela busca realizar a manutenção pontual dos equipamentos, antecipando eventuais problemas e diminuindo os gastos com problemas maiores, como com manutenções corretivas. Dessa forma, ela se faz extremamente importante para uma indústria, uma vez que ela evita que as máquinas cheguem a situações mais graves.
A confiabilidade de manutenção
O RCM — ou Manutenção Centrada na Confiabilidade — é um método criado para estruturar estratégias voltadas para a manutenção, criando um processo padronizado de análise, garantindo a segurança da operação dos equipamentos.
Embora sua aplicação seja de alto custo em um primeiro momento, a longo prazo ele garante a economia, uma vez que o foco desse método é, também, diminuir ao máximo os gastos com manutenção, tornando-o ainda mais viável para as indústrias.
Ele pode ser considerado um tipo de gestão de ativos, trabalhando com a probabilidade. Para isso, ele utiliza o parâmetro “número de casos favoráveis sobre os possíveis”. Se o valor encontrado for próximo de 1, indica que as chances de um problema ocorrer são grandes.
Algumas das vantagens que o RCM apresenta são: maior confiabilidade, segurança, qualidade e ausência de danos ao meio ambiente. Além disso, pode assegurar que o investimento tenha um melhor retorno.
O impacto de erros na manutenção industrial
É essencial conhecer o impacto que os erros na manutenção podem gerar em uma indústria, afinal, somente assim, poderemos evitar que problemas futuros ocorram. São eles:
parada de funcionamento da produção;
prejuízo para a empresa;
danos ao meio ambiente.
Neste texto, tivemos a oportunidade de entender melhor o que é a manutenção industrial, bem como os tipos existentes e sua importância para garantir o andamento da produção nas indústrias. Existem ainda muitas informações interessantes sobre esse setor. Por isso, assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as dicas e novidades.