Treinamento de segurança do trabalho: entenda a importância

Você sabia que o Brasil assume a 4ª posição no mundo em ocorrência de acidentes de trabalho? De acordo com dados levantados pela Previdência Social e pelo Ministério do Trabalho são aproximadamente 700 mil acidentes de trabalho por ano!

Nesse sentido, sabemos que trabalhar com gestão de riscos é um desafio, uma vez que é preciso estar atento à saúde e à segurança tanto dos trabalhadores como dos visitantes da empresa.

No entanto, sabemos que é possível que toda a empresa se torne consciente dos riscos e da importância desse trabalho e de todas as vantagens da prevenção desses acidentes, muitas vezes fatais.

Confira o post e saiba como realizar esse procedimento através do treinamento de segurança de trabalho.

O que é e qual a real importância do treinamento de segurança do trabalho?

O treinamento de segurança do trabalho é um recurso de cunho educacional que tem como objetivo conscientizar e orientar colaboradores de empresas sobre diversos riscos inerentes as suas atividades profissionais e ao próprio ambiente de trabalho. 

Trata-se de um investimento fundamental por parte do empregador, que deve criar os devidos meios para a elaboração e execução dos treinamentos. É obrigatório que a empresa contratante preserve a vida e promova a saúde de seus funcionários, respeitando sempre as legislações vigentes, como as NRs (normas regulamentadoras) no Brasil. Dessa forma, a prevenção é uma via de mão dupla, em que a participação e engajamento de todos se torna indispensável.

Quais são as vantagens do treinamento?

Melhoria da qualidade de vida no trabalho

A qualidade de vida no trabalho apresenta-se como um requisito básico para a melhoria do desempenho dos colaboradores. Incêndios, alergias aos funcionários e poluição do meio ambiente são apenas alguns dos problemas enfrentados que prejudicam a qualidade de vida.

Assim, o treinamento de segurança no trabalho consegue proporcionar aos trabalhadores a sensação e realidade de segurança e proteção presente no dia a dia laboral.

Redução de custos

O trabalho preventivo feito através de treinamentos de segurança é capaz de reduzir custos relacionados aos materiais e afastamentos ou ainda às ações judiciais.

Manter o ambiente de trabalho seguro significa inibir riscos, fazendo com que os colaboradores prestem mais atenção em suas atividades, evitando por exemplo a paralisação da indústria causada por um material/aplicação inadequado, o que geraria um alto custo financeiro.

Conscientização

A criação de uma cultura de segurança envolve primeiramente os hábitos da organização. A consciência sobre segurança é algo que se torna intrínseco à Organização e faz parte do cotidiano das pessoas de forma natural.

Os treinamentos de segurança reforçam a vivência dessa cultura na empresa, e a consolidação eficiente dos princípios e práticas só é possível se houver compromisso de todos.

Redução de acidentes

A segurança do trabalho visa garantir a prevenção de acidentes que afetam a saúde física e mental dos trabalhadores. Dessa maneira, o investimento em treinamentos é importante, pois reforça a cultura, reafirma processos consistentes e apresenta novos produtos no mercado para oferecer um ambiente saudável e produtivo. 

Agora que você entendeu tudo sobre a importância e vantagens de treinamento de segurança do trabalho, está preparado para dar os primeiros passos para mudar as estatísticas de acidentes!

Achou esse post informativo? Compartilhe nas redes sociais e ajude mais pessoas em seu ambiente de trabalho!

error: Conteúdo protegido!