Sustentabilidade industrial: conheça 5 melhores práticas

A sustentabilidade industrial pode ser definida como um conjunto de ações que objetivam o respeito, a preservação e o desenvolvimento sustentável do meio ambiente e da sociedade. Esse conjunto de atitudes éticas é de grande importância, já que tem a capacidade de alterar positivamente a imagem da sua empresa perante os clientes e fornecedores, reduzir custos e ainda colaborar com o meio ambiente.

No entanto, muitas empresas não sabem como adotar práticas e estratégias sustentáveis na rotina industrial. Pensando nos gestores que precisam aplicar esse tipo de estratégia, reunimos a seguir 5 boas práticas que podem ser aplicadas no setor industrial. Acompanhe!

1. Utilize sistemas de reaproveitamento de água

Com o grande consumo de água por parte das indústrias, o setor começou a adotar medidas para o reuso e uso consciente. Apesar de ser uma técnica utilizada em bairros, o aproveitamento das chuvas, por exemplo, também pode ser usada pelas empresas.

Para isso, basta armazenar a água em grandes reservatórios ou caixas d’água com boa capacidade e utilizar para lavagens, regar plantas, limpeza em geral e nas descargas dos banheiros. O tratamento de afluentes também é uma possibilidade.

Grande parte das médias e pequenas empresas utilizam essa medida. Afinal, ela é uma das mais fáceis de serem adotadas, apesar de ser preciso um investimento. Esse processo consiste em reaproveitar a água utilizada durante a produção da sua indústria — ou seja, o efluente que foi gerado — e direcioná-lo para uma estação de tratamento.

2. Pratique a reciclagem de lixo sólido

Com os processos de reciclagem de resíduos sólidos, é possível diminuir o consumo de matérias-primas e ainda reduzir a emissão de gases e a poluição do ar e das águas.

No mercado, já existem empresas especializadas nesse tipo de serviço e que trabalham em conjunto com as empresas para converter o desperdício e inadequado descarte de papel, plástico, lixo eletrônico, vidro, alumínio e demais materiais utilizados nas indústrias.

3. Utilize materiais reciclados

Há formas simples e baratas para que a sua empresa comece a adotar práticas de sustentabilidade industrial. Que tal comprar folhas de papel reciclado? Optar por matérias-primas que passaram por processos de reciclagem? Ou, ainda, trocar os copos descartáveis por garrafas ou copos de vidro?

Por mais simples que pareçam, algumas atitudes cotidianas contribuem fortemente com o meio ambiente e diminuem o volume de descarte de resíduos na sua indústria e, consequentemente, os níveis de poluição.

4. Adote o correto descarte de resíduos químicos

Algumas indústrias ainda têm o péssimo e prejudicial hábito de descartar resíduos químicos e metais pesados em rios, córregos e lagos. Com isso, as taxas de oxigênio na água diminuem, enquanto a proliferação de microrganismos prejudiciais aumenta. O resultado é a poluição e a morte de animais aquáticos.

Para não fazer parte disso, procure substituir produtos e matérias-primas pela versão ecológica. Os metais pesados precisam ser destruídos com soda cáustica e armazenados em galões. Já os cianetos devem passar por processo de agitação, também com soda cáustica, e somente após neutralização podem ser descartados.

5. Eduque os seus funcionários

Todos os seus colaboradores precisam ser conscientizados quanto à sustentabilidade industrial, desde os funcionários de setores administrativos até os operacionais. É preciso criar uma cultura sustentável em toda a empresa para que as medidas sejam cumpridas e respeitadas. De nada adianta fazer investimentos e aplicar estratégias se os seus colaboradores não estiverem alinhados quanto aos objetivos.

Quando a sua indústria adota práticas sustentáveis, você consegue economizar, reduzir custos operacionais, ganhar valorização na bolsa de valores e melhorar a sua imagem perante os clientes, sociedade e fornecedores. Além disso, você contribui para a melhoria das condições ambientais, preservação de rios, lagos, diminuição na emissão de gases tóxicos e consumo de água.

A sustentabilidade industrial deveria ser um conjunto de ações presentes na rotina de todas as empresas. No entanto, a realidade não é essa. Então, comece com atitudes que, em pouco tempo, vão mostrar como os resultados serão positivos para o meio ambiente e as finanças da empresa.

Que tal ficar por dentro de mais novidades da indústria? Então, aproveite para conferir o que é a internet das coisas e como ela vai revolucionar o setor industrial!

error: Conteúdo protegido!