Segurança na indústria: como ela garante a qualidade do trabalho?

O trabalho industrial envolve muito esforço físico, locações arriscadas e a manipulação de equipamentos e materiais delicados. Por causa disso, a segurança na indústria é um dos maiores riscos desses serviços e, consequentemente, deve ser uma das maiores preocupações na sua empresa. Assim, é possível garantir a integridade dos funcionários e a qualidade da produção.

Segundo o Anuário Estatístico da Previdência Social, o ano de 2015 somou mais de 600 mil acidentes de trabalho, incluindo acidentes considerados típicos dentro da rotina de cada setor, acontecimentos no trajeto dos funcionários e resultantes de doenças relacionadas ao trabalho. Desses, pouco mais de 2.500 acidentes levaram ao óbito do trabalhador.

Os números vêm diminuindo a cada ano — em 2013 e em 2014, o total passou dos 700 mil —, mas ainda há muito a ser feito. Quer saber exatamente por que? Então, entenda agora como a segurança na indústria garante a qualidade do trabalho!

Menos gastos

Até mesmo os acidentes menos graves envolvem desperdícios de tempo e de materiais, pois é necessário substituir o que foi danificado e refazer o trabalho prévio, por exemplo. Enquanto isso, aqueles mais complexos requerem o afastamento dos funcionários comprometidos e, muitas vezes, um longo adiamento para o processo.

Tudo isso resulta em gastos desnecessários para a empresa. Portanto, o primeiro e mais perceptível benefício da segurança na indústria é a diminuição das despesas. Quando as normas de segurança e de prevenção são reforçadas, a situação financeira do negócio pode dedicar-se àquilo que efetivamente trará sucesso e qualidade. Dessa forma, o investimento em quaisquer novos equipamentos ou a contratação de treinamentos mostra-se uma decisão com ótimo custo-benefício.

Aumento da qualidade do trabalho

Para que sua equipe possa dedicar-se ao máximo a cada uma das demandas, é fundamental que eles se sintam seguros e que tenham acesso a todos os materiais e equipamentos necessários. Com isso, eles podem realizar suas tarefas sem maiores contratempos ou interrupções.

Além disso, o entendimento de pertencer a uma empresa que se preocupa com a segurança dos colaboradores é muito importante para que eles mantenham-se motivados, o que afeta diretamente a produtividade e a qualidade do trabalho.

Credibilidade e reputação da empresa

Quando acidentes acontecem por causa de erros graves da empresa ou por falta de investimento nos equipamentos e materiais necessários e de qualidade, a organização sofre um grande baque em sua credibilidade e reputação junto ao mercado e ao público.

Especialmente hoje em dia, em que as redes sociais permitem que as notícias se espalhem com uma rapidez gigantesca e que o público geral faça sua voz ser ouvida com mais força, esses acontecimentos afetam a maneira como a indústria é enxergada pela sociedade, parceiros, fornecedores e concorrentes.

Obediência às normas de segurança

Investir na segurança na indústria faz a diferença na empresa como um todo, mas é importante destacar que as normas para a integridade dos funcionários e do trabalho realizado são obrigações. Portanto, ter essa preocupação também significa que sua empresa está obedecendo às regras vigentes, algo muito importante e que também afeta a credibilidade da organização.

Estas são as normas de segurança mais importantes. Como elas são seguidas na sua empresa?

  • NR 5: obriga a empresa a criar uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA);
  • NR 6: listagem de todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que devem ser fornecidos pela empresa aos colaboradores em cada uma das demandas, visando manter a saúde e proteger a integridade física da equipe;
  • NR 9: relacionada à necessidade dos Programas de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), que devem acontecer na empresa como forma de conscientizar sobre o tema e diminuir a ocorrência de acidentes;
  • NR 12: regulamenta a segurança de máquinas e equipamentos, desde sua projeção, fabricação e utilização até o armazenamento, manutenção e transporte.

Viu só? Reconhecer a importância da segurança na indústria é imprescindível para o sucesso, qualidade e reputação da empresa. Agora, você está pronto para analisar essa demanda a fundo e reforçar quaisquer lacunas ou problemas que encontrar de forma preventiva, contribuindo assim para um ambiente de trabalho mais seguro para todos.

E na sua organização, como funcionam as normas de segurança? Quais são as dificuldades mais comuns e as soluções encontradas? Deixe seu comentário e entre para a conversa!

error: Conteúdo protegido!