Saiba mais sobre a fabricação das cortinas para solda

Para empresas e trabalhadores que executam a soldagem é imprescindível o uso de cortinas para solda. Acidentes de trabalho podem ocasionar danos irreversíveis aos seus funcionários e aumento nos custos. No entanto, para evitar os riscos e garantir a segurança existem os EPCs (Equipamento para proteção Coletiva) e EPIs (Equipamento de Proteção Individual) que são fundamentais no ambiente de trabalho.

As cortinas de solda, por exemplo, protegem os seus trabalhadores de acidentes que podem ocasionar sérias sequelas e danificar até equipamentos. Confira o post que preparamos e veja como isso acontece!

O que são cortinas para solda?

As cortinas de soldagem ou cortinas para solda são tecidos que têm como função absorver a radiação ultravioleta que é gerada no processo de soldagem. Essas telas impedem a propagação da radiação no ambiente de solda e impede a exposição de pessoas que circulam nessa área.

O que acontece em muitas empresas é a utilização de placas ou tapumes feitos de aço ou madeira na tentativa de separar a área de solda da circulação de pessoas. No entanto, essa prática, ao contrário de proteger os funcionários, ocasiona e gera mais riscos. Isso porque esses pedaços de madeira ou aço criam um ponto de emissão de radiação ultravioleta e um reflexo da luminosidade, o que gera ainda mais riscos às pessoas que ficam próximas desse setor.

Por serem fabricadas com material adequado, as cortinas para solda funcionam de forma eficiente na proteção tanto dos trabalhadores que estão fazendo a soldagem quanto para os demais funcionários que circulam no local.

Como é a fabricação dessas cortinas?

As cortinas para solda Asalit são produzidas em quatro diferentes tipos de materiais que devem ser escolhidos de acordo com o tipo de solda e ambiente. Elas podem ser fabricadas em tecidos de fibra aramida, sílica, fibra de vidro nobre e até mesmo em poliuretano, que é muito utilizado para o revestimento das cortinas.

O tamanho do tecido é definido de acordo com a necessidade de cada cliente e são fabricados em diferentes medidas. No entanto, a dimensão máxima que geralmente as cortinas para solda são encontradas é de 5,0 × 6,0 metros. Com opção de ter ilhós para melhor fixação. Todas devem apresentar tratamento antichamas .

Quais os riscos que as cortinas para solda protegem?

Como dissemos, o processo de solda pode gerar diferentes riscos e acidentes para os funcionários. As cortinas para solda foram feitas para evitar as queimaduras, riscos de incêndios e explosões, inalação de gases e fumaças provenientes da solda, exposição à irradiação e até o choque elétrico.

A instalação pode ser feita de forma permanente, mas existem modelos que são portáteis, permitindo a adaptação em qualquer ambiente. Os ilhoses metálicos devem ser colocados e esticados em uma armação de metal de forma fácil e sem a necessidade de profissionais. Pode ser manuseada por qualquer tipo de pessoa.

As cortinas para solda não devem ser vistas como um gasto, mas sim como um investimento que protegerá a saúde e integridade dos seus funcionários, preservará o seu ambiente trabalho e, consequentemente, reduzirá custos na sua empresa.

Viu como um equipamento é capaz de proteger contra vários acidentes? Para se aprofundar no assunto, confira também os tipos de tecidos inovadores para solda e a utilização de cada um deles.

error: Conteúdo protegido!