Saiba como melhorar a eficiência operacional no chão de fábrica

Alcançar eficiência operacional no controle do chão de fábrica em tempos de crise econômica é um grande desafio. Muitas empresas reduzem o quadro de funcionários e até mesmo seu tamanho para sobreviver e acreditam que essa será a solução para os problemas, mas elas estão erradas.

Vamos lhe contar o que realmente é eficiência operacional e qual o melhor caminho para uma empresa alcançar o sucesso. Continue lendo este post para descobrir as dicas que preparamos para você!  

O que é eficiência operacional?

Eficiência operacional é a relação entre o que foi produzido e o tanto que utilizou-se para produzir. Ou seja, é a análise de todos os custos presentes na produção de um produto ou serviço. Esses custos são: dinheiro, tempo, esforço, recursos humanos.

Quando os gestores analisam apenas o lucro, deixam de alcançar eficiência e produtividade, uma vez que o valor do produto é apenas um dos aspectos que interfere no custo real.

Analise todos os pontos de operação

Bater metas não é sinônimo de eficiência operacional. Muitas empresas não analisam seu processo operacional por acreditarem que estão bem simplesmente por atingirem metas. E por acreditarem nisso, não analisam desperdícios e falhas recorrentes.

Para obter um chão de fábrica eficiente é necessário verificar os problemas ou situações que constantemente se repetem. Alguns exemplos de situações comuns e que precisam ser analisadas são: desperdício de materiais, falta de estoque, índice de ocorrência de paralisação por acidentes ou por problemas em equipamentos, entre outros.

Essas situações são as principais vilãs na perda de eficiência operacional. Porém, mesmo comuns e recorrentes na maioria das empresas, não costumam ser estudadas e analisadas, em busca de estratégias de melhoria.

Elabore um planejamento eficaz

Sabe o que todas as situações que impedem uma empresa de alcançar eficiência têm em comum? São resultados de falta de planejamento ou por planejamento ineficiente.

Após analisar todos os problemas recorrentes, pesquise soluções e realize um planejamento para verificar como deverá resolver cada uma das situações.

Algumas soluções são simples, como: encontrar um sistema de gestão de estoque, realizar treinamento adequado dos profissionais e fornecer equipamentos de segurança, utilizar sistemas de controle de manutenção dos equipamentos, etc.

Melhore o processo produtivo

Outra atitude para evitar perda de tempo e desgaste desnecessário dos trabalhadores é a utilização de um layout eficaz no chão de fábrica. Analise todas as etapas realizadas durante a produção e a distribuição delas ao longo da fábrica.

Muitas vezes, as etapas e distâncias podem ser mudadas, reduzindo atividades ou movimentos que podem ser desnecessários, otimizando, assim, o processo. Contudo, essa não é uma tarefa simples, exigindo, muitas vezes, auxílio de um consultor ou conhecimento dos princípios de Lean Manufacturing.

Recorra a tecnologia e inovações

Muitos problemas podem ser evitados através de sistemas de gestão, que fornecem quantidade e data de validade de materiais no estoque, data de manutenção dos equipamentos, e várias outras informações.

Além de um controle mais eficaz de informações, a tecnologia e a inovação são essenciais para apresentar um produto ou serviço competitivo no mercado.

Lembre-se sempre: alcançar eficiência operacional trata-se de resultados duradouros. E para isso, o gestor deve incentivar continuamente uma cultura de excelência e inovação, buscando o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade do produto, atendendo sempre os desejos dos clientes.

Após nossas dicas de como alcançar eficiência operacional, leia nosso post sobre como reduzir acidentes de trabalho no chão de fábrica e aprenda como manter a saúde e segurança dos seus colaboradores. 

error: Conteúdo protegido!