Saiba como desenvolver um fornecedor confiável

http://asalit.com.br/wp-content/uploads/2017/12/Asalit_Artigo_Blog_Redes_As-características_13-12-1.png

Recentemente escrevi um artigo sobre a importância dos compradores como parceiro de negócio. Agora, que tal pensarmos também na importância da parceria com bons fornecedores?

Todo tipo de empresa deve sempre buscar ofertar 3 importantes pilares para seus clientes: bom preço, prazo e qualidade. Mas o que muitas vezes nos esquecemos é que para se cumprir esse triângulo, ter bons fornecedores é essencial no processo.

Pensando nisso, tracei alguns fundamentos que enxergamos como essenciais que todo bom fornecedor deva ter. Acompanhe as dicas a seguir e saiba mais.

A importância de bons preços e condições

Para cumprir o primeiro lado do triângulo — bom preço — é necessário que as empresas busquem formas de otimizar seus processos, seja de fabricação ou logística. Com isso, será possível que as organizações ofertem melhores condições aos seus clientes, melhorando, inclusive o prazo de pagamento dos produtos. Isso é vital para ambos os lados da parceria, pois com isso você consegue ofertar, por consequência, melhores condições aos seus clientes.

Isso só é possível com empresas sólidas e com saúde financeira, afinal, quanto melhor o processo e estabilidade dos seus fornecedores, melhor serão as propostas que eles ofertarão para você.

Sistemas adequados e confiáveis de entregas

O segundo ponto que consideramos fundamental a todos os fornecedores é um bom sistema de entregas. Isso é necessário para que possamos criar uma programação adequada, aumentando o fluxo dos processos e melhorando a produção.

Tendo esse tipo de segurança, podemos sempre garantir sistemas dinâmicos, suprimindo paradas forçadas por falta de material e, consequentemente, quebra no ritmo de produção.

Por isso, além de contar com empresas de qualidade, é imprescindível avaliar os processos de logística e tempo de entrega, garantindo que os produtos ou serviços adquiridos sejam sempre fornecidos no momento desejado.

Melhor qualidade de produtos

Por fim, não podemos nos esquecer do item que mais influencia a avaliação de um bom fornecedor: a boa qualidade dos insumos e serviços.

Esse último item do nosso triângulo nunca deve ser ignorado ou deixado de lado em troca de melhores condições dos itens anteriores (o que, infelizmente, ocorre muitas vezes). Isso porque seus clientes também irão sempre buscar a melhor qualidade e, assim, ao você sacrificar ou não dar o devido valor a isso, poderá colocar seu negócio em risco.

Mas como identificar fornecedores de qualidade? Uma das formas é confiar sempre em empresas certificadas, como as com o selo da ISO 9001. Além disso, sempre analise a reputação, o compromisso e o know how das empresas ofertantes, antes de criar contratos de parceria.

Para finalizar, após encontrar os fornecedores ideais para sua empresa, busque sempre manter o cadastro do parceiro atualizado.

É de suma importância manter-se atento sobre todos os produtos que a empresa trabalha, não se limitando a comprar somente um item específico, o que auxiliará na criação de um contrato mais sólido e que na maioria das vezes também será mais econômico, em que um único fornecedor poderá ter outros itens da sua necessidade, reduzindo custos com logística e gerando assim otimização e aproveitamento do tempo do comprador. Ou seja, centralizando as compras nos parceiros mais bem qualificados, você evitará surpresas desagradáveis.

error: Conteúdo protegido!