Por que a manutenção preventiva é tão importante para a indústria?

Ao contrário da manutenção corretiva, a manutenção preventiva tem como objetivo evitar falhas e prevenir quebras. Ou seja, é trabalhar para que consertos e intervenções não sejam necessários, o que é importante para os mais diversos setores da indústria.

Esse tipo de providência é justamente o que torna uso e funcionamento de equipamentos seguros e confiáveis. Dessa forma, os colaboradores podem realizar suas funções com tranquilidade e é possível manter a qualidade em todos os processos.

Mas a importância dessa ação de vigilância e cuidado vai além dos aspectos registrados até aqui. Gostaria de saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura do artigo!

Por que a manutenção preventiva deve ser feita?

Com o passar do tempo, as partes das máquinas e equipamentos sofrem variados níveis de desgaste durante suas operações. Esses desgastes podem ser abrasivos, corrosivos e erosivos, além do envelhecimento natural do aparelho, sinais de contaminação, erros e danos.

Cada equipamento tem um limite para suportar todas essas práticas e, a partir do momento em que esse limite é ultrapassado, a máquina simplesmente quebra e fica fora de uso. A partir disso, somente uma boa manutenção pode restaurá-la.

Mas, dentro de uma indústria, a necessidade de manutenção pode se tornar crítica. Afinal, esse é um processo que demanda um bom investimento. Além disso, pode se configurar até mesmo como prejuízo, já que atrapalha todo o ciclo da atividade.

Entra em cena o famoso ditado de que “é melhor prevenir do que remediar”, então, nada melhor do que realizar manutenção preventiva e evitar que esse tipo de transtorno aconteça e prejudique lucros e etapas industriais.

Quais são os principais objetivos desse tipo de manutenção?

Apesar de existirem diferentes tipos de manutenção preventiva, como corretiva, baseada em tempo e baseada em condições, todas elas têm objetivos em comum, que são muito importantes. O primeiro deles é assegurar que equipamentos de qualidade estejam sempre disponíveis para execução de serviços.

Em seguida, ela também ajuda a corrigir eficiências perdidas no desempenho de cada máquina. Desse modo, os equipamentos podem ser utilizados em sua total funcionalidade e ainda será possível alcançar um custo menor de produção, uma vez que seu trabalho será totalmente otimizado, potencializado e aproveitado ao máximo.

Por fim, a manutenção é importante para garantir que todos os trabalhadores e funcionários façam um manuseio seguro. Afastar as possibilidades de acidentes é uma das obrigações de qualquer indústria, inclusive de acordo com a lei.

E quais são as vantagens de investir nessa ação?

É interessante ressaltar que a manutenção preventiva é muito mais barata do que qualquer ação corretiva, por ser muito mais acessível financeiramente que a indústria inspecione seus equipamentos, em vez de ter que parar sua produção para solucionar um problema que pode ser bastante complexo e demorado.

Além disso, essa é uma forma de conservar e cuidar dos equipamentos disponíveis. Ter que adquirir máquinas novas em pouco tempo reduz lucros e requer gastos maiores, além de inesperados, que podem afetar todo o sistema financeiro da indústria.

Se for preciso cumprir um serviço de reparação ou comprar um item, tendo a manutenção já programada, as aquisições serão mais tranquilas e já avaliadas com antecedência. Você não terá, por exemplo, que se preocupar com prazos de entrega longos, custos com a variável de “emergência” ou até mesmo ter que ficar com o equipamento parado por ter que esperar a fabricação e envio da peça.

Para completar, essa manutenção é programada. Ou seja, será possível organizar todas as etapas e processos internos de forma que não se atrapalhem a rotina dos colaboradores e nem os prazos de finalização. Você ainda conhece melhor suas despesas, já que sabe que terá que pagar pelo serviço e pode escolher a melhor data para não ficar desprevenido.

Como você pode ver, a manutenção preventiva só traz benefícios para as atividades de uma indústria. Se quiser se preparar melhor para colocá-la em prática, saiba mais sobre o que é manutenção industrial e como planejá-la agora mesmo!

error: Conteúdo protegido!