O que é a metodologia 5S? Descubra aqui!

Melhorar o ambiente de trabalho, combater desperdícios e otimizar a produtividade são aspirações de muitos gestores empresariais. A solução dessas questões são os compromissos da metodologia 5S.

Mas o que é exatamente esse método? Este artigo tem como objetivo apresentá-lo e dar dicas de como executá-lo. Leia!

O que é metodologia 5S?

É uma ferramenta que orienta na organização das empresas possibilitando resultados significativos. Desenvolvido no Japão após a Segunda Guerra, a metodologia foi a base da reconstrução do país, que teve como objetivo combater a desorganização das fábricas.

São 5 etapas que tem sido empregada em variadas categorias empresariais, para chegar a uma determinada organização baseada em ideais simples e que são capazes de promover melhorias.

O significado de cada S

A metodologia 5S é assim denominada pois deriva de 5 palavras iniciadas com a letra S. Cada um dos sensos dedica-se a um aspecto exclusivo da organização.

SEIRI (Senso de Utilização)

Ter o senso de utilização é refletir sobre a necessidade de determinados elementos para o desenvolvimento das atividades. Pergunta-se: esse item é realmente útil? É preciso identificar o que é necessário e o que é desnecessário para, assim, descartar aquilo que não serve mais ou só acumula espaço.

SEITON (Senso de Organização)

O próximo senso é desenvolver uma organização funcional no local de trabalho de modo que se tornem acessíveis todos os itens disponíveis de forma imediata. Ele objetiva organizar recursos materiais tornando o espaço mais produtivo e garantindo a segurança na empresa.

SEISO (Senso de Limpeza)

O terceiro S se trata de manter o ambiente de trabalho sempre limpo. Todos na empresa devem ter uma atitude de limpeza, sendo responsabilidade de todos. Assim, cada envolvido no sistema trabalha para que se torne um ambiente agradável, o que gera melhorias e produtividade no espaço.

SEIKETSU (Senso de Normatização)

O quarto S consiste na padronização de todos os sensos já mencionados. A aplicação dessa etapa é entendida como a manutenção do que já foi alcançado e permite uma maior satisfação dos trabalhadores.

SHITSUKE (Senso de Disciplina)

O quinto senso se refere à manutenção de todos os conhecimentos referentes aos 5S obtidos, tornando-os um hábito. O objetivo dessa etapa é estimular o desenvolvimento da disciplina para a sustentação de todas as outras.

Como aplicar essa metodologia na empresa?

Os princípios da metodologia 5S são simples e de fácil assimilação. Contudo, você, como gestor da empresa, precisa seguir um passo a passo para a efetivação da metodologia, transmitindo a todos os funcionários seus aspectos e firmando um vínculo de atitudes e ações.

Criação da comissão

O primeiro passo para a implementação da metodologia 5S é a criação de uma comissão para discutir as melhores práticas de efetivação envolvendo os funcionários da empresa. É importante elucidar ao grupo formado a relevância do programa para a condução das atividades.

Avaliação de pontos críticos

Criada a comissão, o próximo passo para a sua aplicação é a realização de coletas de dados e análises com o intuito de avaliar os principais problemas da empresa e os que necessitam de maior atenção.

Implantação dos sensos

A etapa seguinte é colocar a metodologia dos 5S em prática. Consiste na aplicação efetiva dos cinco sensos consoante à sua ordem apresentada. É fundamental nesse momento a participação de todos os funcionários, pois o êxito do programa está fundamentado nas pessoas envolvidas.

Adoção de avaliações

A próxima etapa do processo corresponde a avaliações regulares para garantir a sua manutenção. Aqui, a atenção se volta para a avaliação dos resultados e a verificação da sua aplicação na empresa, observando se está ocorrendo de maneira satisfatória.

São necessários meios de avaliação dos funcionários para instigar a mudança e a manutenção do novo padrão dentro da empresa. O sucesso do programa 5S está em sua continuidade, ou seja, ele deve ser realizado de forma permanente, evidenciando uma nova filosofia dentro da empresa.

Ademais, metas individuais e coletivas devem ser destacadas, pois a participação e o comprometimento de todos é a chave do sucesso. A metodologia 5S é uma filosofia de gerenciamento ideal para empresas que visam ganhos em qualidade, segurança e produtividade.

Quer continuar aprendendo? Leia também o nosso artigo sobre como a metodologia Kaizen pode ajudar a sua empresa!

error: Conteúdo protegido!