Meta de acidente zero: qual a responsabilidade de cada setor?

Que é necessário aplicar medidas de segurança para preservar a integridade dos trabalhadores e a qualidade da empresa, todo mundo sabe. Mas você sabia que a meta de acidente zero é, ao contrário do que muitos ainda pensam, possível de ser alcançada na indústria? A tarefa não é fácil, mas é fundamental para resguardar a segurança e a saúde de toda a sua equipe.

E, para que isso torne-se realidade, a meta de acidente zero deve ser um objetivo de cada um dos setores da organização, que precisam trabalhar em conjunto para alcançá-la. Mas como isso pode ser feito? Continue a leitura e descubra!

Diretoria

Cabe à diretoria estabelecer a base para essa cultura de segurança que deve ser criada na empresa. É papel desse departamento garantir que os gestores, supervisores e demais cargos de liderança cumpram a sua parte.

Para tanto, é recomendável organizar uma lista de boas práticas, estratégias e atitudes a serem tomadas por cada colaborador. Com ela, é possível enxergar com mais clareza as metas de segurança da organização e, assim, trabalhar com afinco para alcançá-las.

Quando os profissionais entendem exatamente qual é o papel de cada um em relação a essas metas, eles conseguem repensar a forma com que o trabalho deles impacta as estratégias necessárias. Como resultado, eles também vão compreender melhor o que podem fazer para otimizá-las.

Supervisores/equipe de segurança

Os responsáveis diretos pela segurança da empresa, é claro, não podem ficar de fora desse planejamento. Uma das tarefas mais importantes desse setor é garantir a disponibilidade de todos os equipamentos de segurança e proteção necessários para os trabalhadores.

Além dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), também é fundamental providenciar equipamentos que protejam toda a equipe de profissionais e as pessoas que passam pelo local da obra.

Nesse sentido, uma das peças mais importantes é a cortina para solda, capaz de proteger contra a radiação ultravioleta e a alta luminosidade resultantes dos processos de soldagem. Além disso, a cortina ainda diminui riscos de acidentes causados, por exemplo, por fogo, limalha, borra de solda ou faíscas.

Recursos Humanos

O departamento de Recursos Humanos deve se preocupar com a disponibilização de treinamentos e cursos para tornar os colaboradores especialistas em suas demandas. Isso tem um impacto enorme na busca pela meta de acidente zero, pois cada um passará a entender melhor quais são os perigos envolvidos no trabalho e o que podem fazer para prevenir e evitá-los.

Os treinamentos também são fundamentais para que a equipe saiba como agir em caso de algum perigo. Com isso, qualquer contratempo poderá ser solucionado antes de tornar-se efetivamente um acidente.

Como você pode ver, cada indivíduo operando dentro de uma empresa é fundamental para o alcance da meta de acidente zero. Quando todos trabalham em conjunto, é possível atingir esse objetivo tão importante para a integridade, a segurança e a saúde dos colaboradores.

Quer saber mais sobre como proporcionar segurança para sua equipe? Aproveite para conhecer melhor a manta para solda e como ela contribui para a segurança e a qualidade da indústria!

error: Conteúdo protegido!