Juntas de vedação. Uso e aplicações típicas

http://asalit.com.br/wp-content/uploads/2017/12/Asalit_Artigo_Blog_Juntas-de-Vedação_14-12.png

O sucesso numa vedação é decorrente de vários fatores: a qualidade da matéria-prima utilizada, a técnica e material escolhido e o conhecimento de todos os dados operacionais.

Por exemplo, uma união flangeada, para ser corretamente vedada, precisará ter uma especificação adequada. Feito isso e definido o tipo de material para essa finalidade, a peça deve ser fabricada dentro de rígidos critérios e tecnologia, de modo a respeitar todos os limites, quer dimensionais ou construtivos da norma, assegurando, assim, boa performance e selabilidade.

Onde juntas de vedação são aplicadas?

As juntas de vedação são utilizadas quando, na junção de duas superfícies, não há o mínimo de tolerância à vazamento na emenda. Como ocorre entre blocos de motores, junções de dutos, máquinas e bombas.

Por se tratar de um plano de amplo uso, tanto para superfícies ásperas ou rugosas, as juntas podem ser confeccionadas a partir de diversos materiais, como: papelão hidráulico, PTFE puro e expandido, grafite liso ou perfurado, borrachas, cortiças, alumínio, flandres, cobre, feltros, nylon, entre outros.

A Asalit dispõe de um amplo catálogo para juntas de vedação, projetadas e fabricadas seguindo configurações construtivas para atendimento das mais altas condições de trabalho. Utilizamos diversos tipos de matéria-prima, considerando fatores como temperatura, resistência mecânica, velocidade do fluído, vibrações, deslocamentos, passagem de ar quente, gases tóxicos ou corrosivos, vapor, pó, grânulos etc.

Principais causas das falhas de vedação

Mesmo com produtos bons e adequados, é preciso sempre estar atento a algumas características no momento da escolha do material e aplicação do mesmo para evitar falhas de vedação, como:

  • temperaturas incompatíveis com o material utilizado;
  • pressões elevadas incompatíveis com a junta;
  • ataque químico;
  • ciclagem térmica incompatível com o modelo;
  • dimensionamento incorreto;
  • acabamento superficial incompatível;
  • material do flange incompatível com a junta;
  • características típicas de cada equipamento;
  • montagem inadequada.

Lançamento: fita tipo Junta TFLEX

Esta é uma fita tipo junta para vedação de alta performance. Produzida a partir de 100% PTFE, é totalmente atóxica e inodora, podendo ser utilizada em laboratórios, usinas de álcool, indústrias alimentícias, entre outras aplicações.

Por ser um material muito macio, propicia uma vedação impecável até mesmo entre superfícies irregulares ou desgastadas. Também suporta todas as faixas de pH (0-14), alta temperatura e pressão de 200 bar. A fita TFLEX é fabricada em dimensional retangular, em rolos de 10 metros.

A fim de facilitar sua aplicação no momento da instalação, contém uma fita adesiva dupla face. É resistente a praticamente todos produtos químicos corrosivos, sendo nociva apenas à metais alcalinos e flúor puro.

Para maiores detalhes técnicos, acesse o Catálogo TFLEX

error: Conteúdo protegido!