Entenda tudo sobre fibra cerâmica

Amplamente utilizada em muitos segmentos industriais (metalurgia, petroquímica, siderurgia, etc.), a fibra cerâmica é capaz de originar vários insumos para isolamento térmico. Essa vasta aplicabilidade só é possível devido às inúmeras características singulares que ela ostenta, entre elas a alta capacidade de suportar calor e produtos químicos.

Criada pela crescente necessidade de substituição dos produtos fabricados a partir do amianto (mineral asbesto), a fibra cerâmica é um excepcional produto para isolamento termo-acústico.

Nesse contexto, este post vai apresentar tudo o que você precisa saber sobre as fibras cerâmicas — sua definição, aplicabilidade, principais características e dicas de como definir o material de cerâmica corretamente. Continue a leitura!

Fibras cerâmicas e sua definição

Obtida a partir da eletrofusão da alumina (ou óxido de alumínio Al₂O₃) com a sílica (ou dióxido de silício SiO2), também pode receber Zircônia em sua composição final..

Reconhecida principalmente por ser um excepcional isolante térmico, a fibra cerâmica é um composto de elevado grau de pureza, o que traz benefícios no desenvolvimento de produtos derivados. As principais características dos itens fabricados a base de fibra cerâmica são:

Baixa condutibilidade térmica

O calor não consegue se propagar de maneira eficiente em materiais compostos por fibra cerâmica, possibilitando assim que ela seja usada com segurança como um isolante térmico.

Baixa densidade

Os materiais cerâmicos são leves. Como exemplo, considere a manta de fibra cerâmica, que possui densidade de apenas 64 kg/m³. Isso significa que, quando utilizados, não há uma sobrecarga das estruturas onde são aplicados. Trata-se, portanto, de uma grande vantagem em locais que não possam sofrer excesso de carga.

Boa resistência química

A fibra cerâmica tem boa capacidade de se manter inalterada (inerte) quando em contato com determinadas substâncias e produtos químicos. Sendo assim, ela suporta as intempéries sem grandes problemas e não é propícia a sofrer desgaste por corrosão.

Elevado ponto de fusão

Seu ponto de fusão está próximo dos 1.760° Celsius, ou seja, a fibra cerâmica consegue suportar elevadas temperaturas sem perder suas propriedades mecânicas.

Bom isolamento acústico

A fibra cerâmica apresenta boa capacidade para impedir a propagação da onda sonora de um ambiente para outro. Por isso, ela é muito utilizada também na vedação de portas e janelas.

Fácil de cortar e trabalhar

É um material que é facilmente confeccionado em vários formatos e dimensões, não apresentando grande resistência ao corte e à dobra.

Variedade de aplicações

A fibra cerâmica é utilizada principalmente nos setores industriais como isolante térmico, com a finalidade de evitar perda de energia e também de proporcionar conforto térmico para os colaboradores. Outras das aplicações mais usuais são:

  • isolamento térmico de forno;
  • isolamento térmico de churrasqueiras;
  • isolamento térmico de equipamentos (seja super aquecido, seja resfriado);
  • isolamento térmico e acústico de tubos e dutos;
  • revestimento de escapamento automotivo.

Produtos fabricados da fibra cerâmica

Agora que você conhece melhor as vantagens do material, veja tudo o que pode ser produzido com ele!

Fita

A fita de fibra cerâmica é destinada basicamente ao isolamento térmico de dutos, escapamentos, mangueiras e tubulações de ar condicionado. Com excelente capacidade isolante, a fita chega a suportar 1.260° C sem comprometimento de suas propriedades mecânicas, destacando-se pelo seu baixo peso e facilidade de aplicação. Isenta de amianto, ela é ideal para ser utilizada em indústrias com Certificação ISO-14000.

Entretanto, como é um composto a base de alumina e sílica, a fita pode causar irritações e coceira na pele e nos olhos. Dessa maneira, é prudente o uso do Equipamento de Proteção Individual — EPI (luvas, óculos e camisa de manga comprida) ao manuseá-la. Muito fácil de manusear, a fita de fibra cerâmica pode ser encontrada no mercado em rolos de 30 m de comprimento, com largura variando entre 1 a 4 polegadas.

Aplicações

A fita consegue realizar com eficiência o isolamento térmico dos seguintes equipamentos:

  • dutos de ar condicionado;
  • dutos de ar quente;
  • escapamentos;
  • mangueiras;
  • tubulações.

Gaxeta

Fabricada em fibra cerâmica e reforçada com trama de fios metálicos de níquel-cromo (inconel), é indicada para isolamento térmico sob temperaturas de até 1.260° C. É uma gaxeta muito macia, com baixo peso por metro e fácil de instalar. Atende a diversas demandas, como vedação em tampas de cadinhos e portas de inspeção.

Ela também possui excelente resistência química, podendo trabalhar em contato com variados produtos agressivos sem sofrer qualquer dano — exceção para ácidos e álcalis concentrados.

Aplicações

Além de tampas de cadinhos e de inspeção, a gaxeta também faz o isolamento de:

  • caldeiras;
  • porta de visita;
  • porta de forno;
  • tubulações.

Tecido

Fabricado a base de fios de fibra cerâmica com reforço de fios metálicos de inconel, também consegue trabalhar com qualidade sob temperaturas de até 1.260° C.

Assim como os demais produtos de fibra cerâmica, o tecido deve ser manuseado com a utilização de EPI, pois pode causar irritações nos olhos e pele. Ainda é importante frisar que, após alguns minutos de contato com temperatura elevada, é comum o aparecimento de fumaça. Ela é proveniente da queima dos ligantes do tecido e não interfere na sua resistência térmica.

Aplicações

Utilizado basicamente como:

  • Confecção de mantas térmicas;
  • Confecção de cortinas contra calor
  • Cobertores térmicos
  • Colchões isolantes

Escolhendo corretamente o material de cerâmica

Para definir qual o material cerâmico mais adequado — independentemente da aplicação —, é prudente fazer uma consulta técnica com especialistas, ou seja, profissionais que atuam com isolamento térmico e acústico. Essa consulta é necessária porque a fibra cerâmica dispõe de diversos modelos e cada produto tem suas particularidades.

O uso da fibra cerâmica é justificado pelo fato de ser superior às demais fibras isolantes, principalmente quando comparada em relação à espessura/resistência térmica. Além disso, é um material que apresenta baixo custo, comparado à sílica pura ou à fibra aramida, por exemplo.

Portanto, mesmo que muitos produtos oriundos da fibra cerâmica necessitem do uso de EPI para serem manuseados, as suas vantagens são enormes. Lembre-se também de que, ao optar por produtos derivados da fibra cerâmica, o meio ambiente é beneficiado. Isso acontece porque seu processo de reciclagem pode ser considerado bem simples, diferentemente do amianto.

Achou este post interessante? Quer aprender mais sobre fibras cerâmicas e outros materiais isolantes? Assine a newsletter da Asalit e receba todos os novos conteúdos do blog por e-mail!

error: Conteúdo protegido!