Entenda como o isolante térmico ajuda a diminuir os custos

Os isolantes térmicos são usados na indústria com o objetivo de minimizar a entrada ou a saída de calor de um ambiente para outro. Mas isso não é novidade para você, que trabalha com manutenção industrial, não é mesmo?

Bem, os isolantes térmicos, além de serem materiais ou estruturas que dificultam a dissipação de calor, podem também ser úteis para quem precisa reduzir custos e aumentar a produtividade da indústria.

Para entender como é possível diminuir os gastos da indústria, vamos enumerar aqui algumas das principais vantagens de usar materiais e soluções térmicas de qualidade.

Conheça o isolante térmico para indústrias

Os mais variados setores da indústria precisam de isolantes térmicos adequados para garantir um ambiente seguro a todos os profissionais que trabalham próximos às máquinas.

Isso, porque o funcionamento dos equipamentos pode alterar a temperatura, e os isolantes vão ajudar a controlar regiões muito quentes ou frias para que todos trabalhem em um local agradável.

Para o isolamento térmico nas indústrias, são usados materiais que dificultam a dissipação de calor e técnicas para estabilizar temperaturas de máquinas e ambientes, com o objetivo de reduzir os gastos com energia elétrica.

Saiba de que materiais ele é produzido

Os isolantes térmicos podem ser produzidos por diferentes materiais, de acordo com cada situação, ou seja, com a necessidade de cada indústria. Eles podem ser de fita, gaxeta e manta de fibra cerâmica, lã de rocha, lã de vidro, placa isolante, entre outros tantos disponíveis no mercado.

A aplicação desses materiais é mais comum em tubulações, caldeiras, linhas de água, tanques de armazenagem, fornos e plataformas marítimas. O isolamento térmico acontece principalmente nas indústrias de construção civil, automobilística, alimentícia, farmacêutica e de celulose.

Vale lembrar, no entanto, que todas as indústrias trabalham de formas variadas; dessa forma, nem todos os isolantes térmicos vão gerar os mesmos resultados em locais diversos.

Antes de escolher o melhor isolante térmico para a sua indústria, é importante, então, avaliar a eficiência de cada material, ou seja, o seu coeficiente térmico, para que seja feito o isolamento completo e mais adequado para aquele ambiente específico.

Checklist: veja as 5 principais vantagens do uso do isolante térmico na indústria

1. Redução significativa do consumo de energia elétrica

O isolamento térmico possibilita uma significativa economia de energia elétrica para as indústrias, além de ser uma forma de proteção às fontes de energia não renováveis. O isolante térmico é, então, uma opção sustentável.

Essa prática faz com que o uso de energia seja menor, reduzindo, consequentemente, os custos de consumo. Engenheiros mecânicos calculam que o payback de sistemas de isolamento térmico ocorra em torno de um ano.

2. Diminuição de custos operacionais e das perdas na indústria

A redução de custos operacionais na indústria está diretamente relacionada às perdas minimizadas. Se você tem um ambiente termicamente isolado, certamente, os produtos estarão mais seguros e menos suscetíveis a riscos e perdas devido às variações de calor.

Isso evita o desperdício de produtos e garante que o transporte dos mesmos será realizado nas condições ideais. O controle da temperatura das máquinas, das tubulações, dos fornos, dos dutos e das caldeiras é essencial para garantir a qualidade dos produtos, bem como a vida útil dos equipamentos e manutenção dos ambientes.

3. Maior conforto e segurança dos profissionais em ambientes industriais

Outra vantagem do uso do isolante térmico é o fato de controlar a propagação do calor nos ambientes, evitando riscos de acidentes dos profissionais envolvidos nas operações e desconforto no dia a dia de trabalho. 

Os isolantes térmicos garantem a temperatura adequada para que funcionários trabalhem em segurança, sem a possibilidade de se queimarem no contato com os equipamentos, por exemplo, nem sentir calor excessivo durante o trabalho, o que pode causar cansaço rapidamente, e ainda sem riscos de choque térmico.

Além disso, o isolamento térmico industrial evita o acúmulo de umidade, reduzindo a possibilidade de proliferação de fungos, bactérias e ácaros que podem vir a causar doenças respiratórias como alergias e asma.

4. Menor necessidade de manutenção de máquinas e de equipamentos

O controle da temperatura ambiente é primordial para garantir o perfeito funcionamento de máquinas e equipamentos industriais.

Quanto a isso, o uso de isolantes térmicos também pode ser considerado um benefício importante, já que as máquinas e os equipamentos podem funcionar sem muito esforço, caso estejam sob condições adequadas e constantes.

Assim, esse controle também reduz as demandas de manutenção, pois evita os desgastes excessivos das máquinas e equipamentos industriais.

5. Maior controle de ruídos em ambientes industriais

O isolamento térmico também acaba por gerar um isolamento acústico dos ambientes. Isso, porque alguns dos materiais usados no processo de isolação são também eficazes no que diz respeito ao controle de ruídos das máquinas e dos equipamentos industriais.

A redução de barulho também contribui para a melhor produtividade, desempenho das mais variadas funções e conforto dos profissionais durante todo o dia de trabalho.

O uso de isolantes térmicos nas indústrias se justifica, principalmente, se avaliarmos o cenário de energia elétrica no Brasil. Diante dos reajustes das bandeiras tarifárias, do alto preço e até mesmo da possível escassez dos recursos energéticos, é importante considerar cada vez mais a utilização desses isolantes, que ajudam a reduzir drasticamente os gastos com energia elétrica.

E então, agora já sabe como e por que o uso de isolantes térmicos pode ajudar a diminuir os custos da sua indústria e a garantir o maior conforto dos profissionais que ali trabalham? Ainda ficaram algumas dúvidas sobre o assunto?

Pois bem, se você concorda com os benefícios que esses materiais podem trazer para o ambiente, os profissionais e a gestão de custos da sua indústria, entre em contato com a Asalit! Assim, você poderá se informar um pouco melhor sobre os produtos disponíveis para quem deseja controlar a temperatura de máquinas e de parques industriais e, principalmente, reduzir os gastos com energia elétrica e outros tantos custos operacionais, sempre prezando pela saúde e segurança dos funcionários que atuam no dia a dia do seu ambiente industrial.

error: Conteúdo protegido!