Entenda como a metodologia Kaizen pode ajudar a sua empresa

Uma filosofia japonesa que prega o aprimoramento contínuo não apenas das organizações, mas também de todos os seus componentes, a metodologia Kaizen tem como princípio básico o “hoje melhor do que ontem e pior do que o amanhã!”.

Essa é a sua essência, fazer com que nenhum dos dias da empresa transcorram sem que haja pelo menos algum tipo de melhoria, tanto na sua estrutura organizacional, quanto na vida dos seus colaboradores.  

É por isso que o Kaizen é reconhecido em todo o mundo como um sistema de gestão que pode trazer excelentes resultados.

Preparamos este artigo para abordar os principais pontos em relação a ele. Continue a leitura e confira!

Como surgiu a metodologia Kaizen?

A origem dos processos de melhoria contínua do Kaizen ocorreu no Japão logo após o final da Segunda Guerra Mundial. Diante das inúmeras dificuldades que o país teve de suportar, criou-se essa metodologia para melhorar as condições de trabalho dos japoneses. 

Os sete anos de ocupação dos EUA (1945-1952) impuseram duras leis trabalhistas. A economia foi devastada, sendo a filosofia Kaizen uma das grandes responsáveis pelo seu início de recuperação. 

Como ela funciona? 

De modo direto, o método Kaizen é baseado em um conjunto de práticas que deve ser aplicado nas “engrenagens” do negócio, envolvendo os funcionários e a diretoria. O propósito por traz desse composto é otimizar a produtividade, reduzir o custo das operações e, consequentemente, aumentar a lucratividade. 

Vale ressaltar seus três pilares e atuação:

  • ambiente de trabalho funcional;
  • estabilidade emocional e financeira dos colaboradores;
  • clima organizacional saudável.

Se você não respeitá-los, o Kaizen dificilmente trará os resultados que tanto se espera. A ideia é unir esses pilares e envolvê-los em todas as áreas da companhia. 

Como aplicá-la na empresa?

Agora que você já sabe o que é, de onde surgiu e também como funciona, deve estar se perguntando como aplicá-lo na empresa, certo? Bem, a primeira observação a fazer é que a construção desse modelo exige bastante dedicação, sendo necessário paciência e determinação: os efeitos não serão imediatos, mas certamente duradouros. 

Seguindo a premissa de que o dia seguinte deve ser sempre melhor do que o anterior, os ensinamentos do Kaizen precisarão estar inseridos no cotidiano dos funcionários. 

Entretanto, as boas práticas começam de cima, ou seja, dos líderes e diretores. Para fortalecê-las, espalhe as recomendações pela empresa e crie grupos que representam os seus diferentes processos. 

Assim, todos os participantes se sentirão envolvidos e parte das necessidades de melhoria da empresa. 

Quais são as vantagens dessa metodologia para o negócio? 

Antes de concluirmos, nada melhor do que apresentarmos as vantagens da metodologia Kaizen para o negócio. Entre as principais estão:

  • redução de custos;
  • aumento da produtividade;
  • eliminação dos desperdícios;
  • melhor gestão de tempo;
  • melhora do ambiente;
  • aumento de motivação dos colaboradores;
  • ganho de competitividade.

Por fim, saiba que a metologia Kaizen vem sendo utilizada por muitas das maiores corporações do mundo. Ao aplicá-la corretamente, os benefício virão, disso não há a menor dúvida. 

Esperamos que você tenha gostado deste artigo! Se quiser ficar por dentro de outros assuntos tão importantes quanto esse, assine a nossa newsletter agora mesmo! 

error: Conteúdo protegido!