Cortinas de solda. Conheça as vantagens desse item de segurança

http://asalit.com.br/wp-content/uploads/2017/12/Asalit_Artigo_Blog_Cortinas-para-Solda_14-12.png

Todo tipo de empresa que possui uma área de soldagem lida diariamente com questões de segurança. E não somente das pessoas que realizam o trabalho: é preciso assegurar também a integridade de quem convive no mesmo espaço.

Isso porque todo processo de solda por arco elétrico — como TIG, MIG/MAG ou Eletrodos Revestidos — gera grande incidência de luminosidade, emissão de raios ultravioletas (UV) e respingos quentes. Sem contar que, diferente dos operadores, não é comum que os transeuntes façam uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) ideal para esse tipo de ambiente.

Esse cenário fez com que os pesquisadores da indústria buscassem formas de proteger as pessoas e objetos ao redor desse tipo de trabalho. Desse movimento surgiu um EPC (equipamento de proteção coletiva) isolante, que evita a propagação de fagulhas e/ou calor: a cortina para solda, também conhecida como antichama.

Características da cortina para solda

As cortinas para solda devem, obrigatoriamente, ser fabricadas com um material que não propague fogo. Essa característica é fundamental justamente por conta da incidência de partículas quentes decorrentes dos processos industriais.

Além disso, uma cortina de boa qualidade também é antiaderente aos respingos de solda. Por isso, os modelos da Asalit são fabricados em tecidos antichama, visando a prevenção de possíveis focos de incêndio. Esses equipamentos são submetidos a ensaios em laboratório credenciado, seguindo as normas ISO 15025:2000(E), ISO 9150:1988 e ISO 14493:2000 o qual posteriormente emite um laudo antichama específico para cada peça.

No Brasil, somente a Asalit possui cortinas para solda com certificado de composição antichama e relatório de ensaio com número registrado pelo IPT.

Principais vantagens da cortina para solda

Além de todas as questões de proteção, layout e organização, a cortina para solda possui outras vantagens que facilitam o seu uso, como:

  • fácil instalação — não é necessário ser um profissional especializado: qualquer pessoa pode montar;
  • disponível em forma de painel fixo — para áreas de passagem de pessoas e peças;
  • resistência — o material utilizado na fabricação das cortinas para solda é leve e resistente, o que facilita o transporte de um ambiente para outro;
  • diversas opções de cores com características técnicas distintas — o que contribui para uma padronização do ambiente.

Os principais modelos de cortina para solda

A Asalit dispõe de quatro principais modelos de cortinas para solda e antichamas:

Tecido de Aramida TA 43

É um tecido antichama que apresenta excepcional resistência mecânica e boa capacidade de isolamento térmico. Do tipo tela, o TA 43 apresenta boa resistência a corte e rasgos. Por isso, é indicado para proteção contra respingos de solda e como cortina antichama.

Tecido para Solda TS 550

Esse equipamento é fabricado a partir de fios com alto teor de sílica e fiberglass com tratamento antichama. Foi desenvolvido especialmente para substituir o tecido de amianto em trabalhos de resfriamento lento de solda. Como cortina antichama, age como proteção contra respingos de solda.

O TS550 está disponível na espessura de 1 mm, o que o torna muito flexível e fácil de usar em qualquer área industrial. Também apresenta excepcional resistência mecânica e térmica.

Tecido de Sílica TS 1000

O TS100 é fabricado em sílica antichama, garantindo excepcional resistência mecânica e boa capacidade de isolamento térmico. É indicado para proteção contra respingos de solda, cortina refratária e cortinas antichama.

Tecido Poliuretano TP600

O TP600 é fabricado a partir de fios nobres de fibra de vidro com revestimento de poliuretano. Utilizado para confecção de cortinas e mantas, visa a proteção contra respingos de solda.

Além disso, suporta faíscas, limalhas e borras de solda sem propagar chamas. Também apresenta baixo peso específico, alta flexibilidade e boa resistência à tração. O tecido TP 600 é totalmente livre de amianto em sua composição, suporta temperatura contínua de 600°C por até 120 minutos.

Quer saber mais sobre as características desses produtos? Então acompanhe nosso Catálogo Técnico!

error: Conteúdo protegido!