Compradores são mais que clientes

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Diferentemente da realidade dos vendedores, percebo que pouco se fala sobre as habilidades e técnicas dos profissionais de compras. Responsáveis por garantir os materiais e serviços necessários para operacionalizar a empresa (pelo melhor custo/benefício), esses especialistas não contam com o mesmo arsenal de livros e “gurus” que seus colegas de vendas, apesar de sua função ser tão importante quanto.

Aqui na Asalit enxergamos os compradores como parceiros de negócio. Essa premissa parte da lógica que, diariamente, analisamos em conjunto qual produto atende idealmente às necessidades da empresa solicitante, buscando sempre um equilíbrio entre investimento e usabilidade.

É um trabalho que exige de ambas as partes clareza sobre a operação da companhia/cliente, bem como uma extensa visão de mercado – tanto em relação aos preços praticados, quanto às principais novidades tecnológicas. Esse conhecimento, que nem sempre está disponível na internet, demanda uma troca de experiências com profissionais de diferentes funções na cadeia produtiva.

No intuito de facilitar essa comunicação, investimos na produção de materiais educativos, visando colocar o fornecedor, o comprador e o operador na mesma página. Um exemplo é o recente infográfico sobre gaxetas de vedação, lançado na página da Asalit no LinkedIn. Com uma descrição clara sobre a funcionalidade do produto, acompanhada por instruções sobre a melhor aplicabilidade de acordo com a composição da peça, esse mapa serve de referência para o profissional responsável por sua utilização, e também ao departamento financeiro, na hora de justificar a compra.

Esse infográfico é o primeiro de muitos, por isso, contamos com o feedback dos profissionais da indústria para evoluir esse trabalho. Principalmente dos compradores, que representam hoje nosso principal elo de ligação com as empresas do segmento.

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