Como fazer uma auditoria interna e se preparar para uma certificação ISO?

Quando se fala em qualidade dentro de uma empresa, a primeira palavra que vem à mente é ISO. ISO é uma entidade internacional de padronização e normatização que dita diretrizes para garantir a qualidade de processos, serviços e produtos em organizações. A principal certificação é a ISO 9001.

Porém preparar a sua empresa para uma certificação ISO é uma tarefa desafiadora. Ela exige diversos processos e adaptações dentro da organização, demandando trabalho e envolvimento de todos os seus colaboradores. Um desses processos é a auditoria interna.

Entenda, neste artigo, o que é e como realizar uma auditoria interna de qualidade na sua empresa. Descubra também outros processos que preparam a sua empresa para uma certificação ISO. 

O que é uma auditoria interna?

A auditoria é uma avaliação de informações sobre os processos internos, produtos e serviços da empresa. Essas informações têm o objetivo de ajudar os gestores e colaboradores a desenvolverem uma visão mais global sobre o funcionamento dos processos da empresa, identificando gargalos e pontos de melhoria, assim como adequação às normas, padrões estabelecidos e eficiência.

Para isso, as empresas instituem um colaborador ou equipe responsável por realizar a auditoria interna e estabelecem critérios e pontos críticos que devem ser observados. Essas pessoas realizam análises e pesquisas dentro da empresa e avaliam cada um dos seus processos. Eles entendem como funciona, quais sãos os colaboradores envolvidos, quanto tempo gasta, quais são as tarefas críticas de cada um dos processos e os seus resultados.

Após o processo, é produzido um relatório que pode ser disponibilizado apenas para os gestores ou para toda a empresa. Além das observações e constatações da auditoria, esse relatório deve conter comparações entre o que era esperado e realidade da empresa, assim como diretrizes para planos de ação de melhorias.

Qual a importância da auditoria interna para a certificação ISO?

Entendimento sobre a situação atual da organização

Ao realizar uma auditoria interna, você consegue ter uma visão mais global sobre todos os processos que acontecem na sua organização. Dessa forma, você entende qual a sua situação real em relação ao que é exigido para conseguir a certificação da ISO 9001. Com isso, você é capaz de planejar o processo de maneira mais eficaz e realista.  

Estabelece diretrizes para a gestão da qualidade

Através do processo de auditoria interna, você consegue estabelecer diretrizes para melhorar a sua gestão de qualidade e alcançar a excelência na sua organização. Você identifica processos críticos e pontos de atenção nos quais a gestão deve focar para melhorar os seus resultados.

Identifica deficiências e falhas

A auditoria interna permite que você identifique falhas e gargalos nos seus processos internos. Dessa forma, você consegue reconhecer o que não está de acordo com as diretrizes da ISO e intervir de maneira mais efetiva.

Prepara a empresa para a auditoria de certificação

Para conseguir uma certificação ISO, você precisa passar por um processo de auditoria de certificação, realizada por um órgão certificador. Nesse aspecto, a auditoria interna com critérios semelhantes aos do processo de certificação te ajuda a preparar a sua empresa para essa auditoria de certificação, aumentando as chances de sucesso do seu processo.

Como preparar a sua empresa para uma certificação ISO?

Além de realizar uma auditoria interna, existem outros processos que te ajudam a preparar a sua empresa para uma certificação ISO. Comece definindo uma equipe responsável pela implementação, e utilize a auditoria interna para estabelecer o melhor método para que o processo ocorra com eficiência na sua empresa.

Também utilize os dados da auditoria como uma forma de diagnóstico da sua organização e planeje ações de melhoria e adequação de processos à ISO 9001. Estabeleça também prazos e defina os resultados esperados.

Então coloque o plano em prática e execute os requisitos das normas da ISO. Vá acompanhando os resultados e ajustando as suas ações de acordo com as necessidades da sua empresa. Por fim, convoque uma auditoria de certificação.

Portanto, você conseguiu perceber, com este artigo, a importância de uma auditoria interna para a certificação ISO. Se quiser saber mais sobre essa certificação, leia nosso próximo artigo!

error: Conteúdo protegido!