Certificação ISO 9001: o que é e como regulamenta empresas de segurança

Uma máxima muito popular no mundo dos negócios é “tempo é dinheiro”. Ela é tão verídica que inúmeras empresas do Brasil e do mundo têm se preocupado com seus sistemas de qualidade, a fim de, entre outras coisas, assegurar aos seus clientes que seus produtos ou serviços são de boa procedência.

Ter parceiros comerciais preocupados com a satisfação do cliente e com a qualidade do produto é fundamental para a manutenção dos negócios, e uma das ferramentas utilizadas no mercado para estampar essa preocupação é a ISO 9001.

Mas, afinal, você sabe o que é a ISO 9001? Conhece os requisitos para obter a certificação e suas vantagens? Acompanhe este post e descubra!

O que é a ISO 9001?

A ISO 9001 é uma norma internacional que certifica o sistema de gerenciamento de qualidade de uma empresa e apresenta os requisitos necessários para a implementação.

Ela traz ao seu cliente a certeza de que os produtos e serviços que você oferece seguem regras rígidas para a manutenção da qualidade. E isso se traduz em relações comerciais seguras, confiáveis e menos burocráticas, uma vez que a ISO 9001 substitui uma série de documentos internos que são necessários para a qualificação de fornecedores.

Como obter a certificação?

Atualizada ao contexto brasileiro pela ABNT, esta norma visa padronizar instalações, linhas de produção, logística, gestão de pessoas, recursos, entre outros itens. São vários passos para a obtenção da certificação, dentre eles:

  • diagnóstico de um especialista da norma e elaboração de uma proposta comercial;
  • definição do método de implementação para a sua empresa e cronograma de atividades;
  • eleição de uma equipe para implementação;
  • planejamento e execução dos pontos a serem melhorados;
  • envolvimento dos demais colaboradores;
  • implementação dos requisitos da norma;
  • execução de uma auditoria interna;
  • contratação de uma auditoria externa/certificadora.

Qualquer empresa pode implementar esse sistema de gestão de qualidade, independentemente de seu porte ou ramo de atuação. Porém, somente receberá a certificação ISO 9001 aquela que passar por uma auditoria externa.

Quais as vantagens de ter a ISO 9001 na sua empresa?

Não é fácil implantar a ISO 9001. Esse sistema de gestão de qualidade não deve ser encarado como um processo linear para obtenção de uma certificação, mas como um ciclo, onde a melhoria contínua dos processos do seu negócio visa a qualidade do produto e dos serviços internos e externos.

Dentre os vários benefícios que a ISO 9001 traz para a empresa, podemos destacar:

  • aumento da produtividade;
  • agregação de valor a produtos e serviços;
  • padronização de processos;
  • credibilidade;
  • garantia dos serviços oferecidos.

Contratar serviços ou comprar equipamentos de segurança de quem tem a certificação ISO 9001 é um ótimo negócio, visto que recursos desta natureza devem ter qualidade para garantir a segurança das pessoas que vão utilizá-los. Além disso, a compra é facilmente justificada para seus superiores quando a empresa fornecedora possui a certificação.

Você gostou de saber sobre a importância da certificação ISO 9001 para o seu negócio? Assine agora mesmo a nossa newsletter! Dessa forma, nossas atualizações serão enviadas direto para a caixa de entrada do seu e-mail!

error: Conteúdo protegido!