Nos dias de hoje não é mais possível separar os conceitos de Indústria 4.0 e Big Data.
Vivemos um momento em que a evolução tecnológica, aliada às novas tendências de mercado, tornou tudo mais rápido e acessível. A Internet das Coisas teve um grande papel para o desenvolvimento da Indústria 4.0 e ao mesmo tempo tornou a sociedade mais competitiva como um todo.
Assim, a enorme quantidade de dados recebidos e armazenados a todo momento precisa ser analisada com a mesma velocidade e eficiência, para que as informações coletadas sejam realmente úteis.
Leia nosso post e entenda quais são os benefícios do Big Data para a Indústria 4.0!
Você sabe o que é a Indústria 4.0?
Esse movimento é considerado a quarta revolução industrial e pode ser chamado também de revolução tecnológica. O conceito dessa nova manifestação industrial engloba todas as fontes de informação e coleta de dados, de forma a otimizar o processo de produção. O expediente poderá render milhares de dólares a quem for mais inteligente ou eficiente na hora de analisar o grande conteúdo de dados que conseguir reunir ou coletar.
Dessa maneira, será possível alcançar um maior número de acertos no momento de se posicionar no mercado, sabendo exatamente quem é o consumidor de sua empresa e quais seriam as estratégias mais promissoras para chegar até ele.
Por esse motivo é fundamental a preparação e estudo acurado dessas informações, que devem ser compiladas de forma a gerar o melhor “custo x benefício” para a empresa.
A Indústria 4.0 é capaz de fornecer a melhor solução para os problemas do consumidor no momento em que eles surgem, direcionando seu produto de uma maneira apropriada e direta. Significa fornecer o produto certo para quem realmente quer consumir. Aquela grande gama de informações, recebida quase em tempo real, é o chamado Big Data.
Afinal, o que é o Big Data?
Quem trabalha na área tecnológica certamente já tem intimidade com esse conceito e suas importantes vantagens para a indústria. O Big Data consiste em um grande volume de dados digitais, coletados de diversas fontes e disponível em milhares de bancos de dados atualizados a todo momento.
Esses dados podem ser coletados internamente pela empresa por meio de pesquisas específicas ou a partir da observação do comportamento dos consumidores, seja em redes sociais ou qualquer plataforma digital em que se manifestem.
Entretanto, esses dados por si só podem não fazer muito sentido. É neste momento que entra o trabalho de compilação e tratamento dessas informações, com o uso de tecnologias capazes de estruturar e criar uma “estrada” clara para ser trilhada.
Quais são os maiores benefícios do Big Data para a Indústria 4.0?
Uma análise bem-feita dessas informações é capaz de proporcionar resultados impressionantes à empresa, como:
- tornar a produção mais eficiente;
- aumentar a produtividade;
- diminuição dos custos;
- tomar decisões mais precisas e eficientes;
- chegar à diminuição efetiva de falhas.
Assim, é possível visualizar uma tendência de mercado que não para de crescer.
Acompanhar esse movimento é crucial para todo investidor interessado em obter os melhores resultados em sua organização. Vale buscar as melhores tecnologias de análise de dados para que seja possível alcançar todos os benefícios e potenciais que o Big Data para a Indústria 4.0 tem a oferecer.
E então, você já tem usado o Big Data em seu negócio? Se quiser receber mais dicas como essa, siga a Asalit no Facebook e no LinkedIn.