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Precisamos conversar sobre a gestão de qualidade!

No ramo industrial, é comum buscar a produtividade, a segurança ou os resultados dos objetivos. Nesse caminho, entretanto, é fundamental não se esquecer de um elemento: a qualidade.

Quando a gestão de qualidade é feita corretamente, a empresa se beneficia de forma ampla. Então, é preciso compreender o que fazer e por que realizar esse processo. Como consequência, os resultados podem ser fortalecidos.

A seguir, entenda melhor o que é a gestão de qualidade e tire as suas dúvidas!

Afinal, o que é a gestão de qualidade?

Não basta produzir itens em tempo recorde ou sem acidentes. Toda a produção deve estar de acordo com as expectativas, solicitações e necessidades do cliente. Para tanto, é necessário garantir que a qualidade esteja alinhada com o pedido.

Para melhorar essa característica de forma contínua, é possível realizar processos que otimizem os resultados. Quando tudo é feito de maneira estruturada, em etapas que podem ser acompanhadas e repetidas, há um sistema de gestão de qualidade.

Normas e certificações internacionais, como a ISO 9001, são exemplos de sistemas eficientes e que otimizam esses níveis. Aquela norma de padronização, em especial, traz como objetivo a melhoria da gestão de uma empresa. Isso significa que a organização que ostenta o selo ISO 9001 com certeza apresenta um sistema de gestão de altíssima qualidade.

Como ela funciona e quais são os seus impactos?

A gestão de qualidade se baseia, a princípio, na análise de informações. Afinal, o que não pode ser medido não pode ser controlado.

A partir do estudo, são identificados os gargalos e as maiores necessidades. Desse ponto, são planejadas as mudanças e como elas devem ser executadas. Após a atuação, há a conferência dos resultados em relação às metas. Ao final, a otimização deve ser realizada novamente e de maneira contínua. Por isso, uma das principais ferramentas é o ciclo PDCA.

O maior impacto é que a gestão de qualidade gera modificações na forma como os funcionários atuam. A rotina é transformada de modo a diminuir riscos e melhorar o trabalho rumo aos objetivos específicos. Isso pode significar desde uma pequena mudança em um processo até a total reformulação no setor.

Quais são os benefícios desse gerenciamento?

Quando a gestão de qualidade é implementada da maneira correta, o negócio experimenta benefícios em diferentes níveis. Veja as principais vantagens dessa abordagem!

Melhora a credibilidade da empresa

Quando a qualidade é uma preocupação no empreendimento, aumentam as chances de todos os clientes ficarem satisfeitos. Afinal, as principais necessidades serão atendidas dentro do previsto.

A principal consequência é a elevação da confiança. Como as pessoas falam bem do empreendimento e oferecem resenhas positivas, ele é visto como autoridade e capaz de entregar segurança e satisfação. Ao final, é possível se estabelecer como uma alternativa cheia de credibilidade.

Estimula a motivação da equipe

Outro ponto importante é a melhoria na motivação da equipe. Quanto maior é a preocupação com a qualidade, menores são as chances de ter que lidar com falhas, refações ou feedbacks negativos. Ao contrário: há produtividade, reconhecimento e bom desempenho.

Além de tudo, é um jeito de envolver os funcionários. As mudanças nos processos fazem com que seja mais fácil para que os colaboradores cumpram suas funções. Então, há um ganho na motivação e no engajamento, o que também aumenta a produtividade.

Cria uma cultura de melhoria contínua

Como visto, a gestão de qualidade não é uma tarefa pontual. Na verdade, trata-se de um ciclo que deve continuar a funcionar como uma engrenagem. Quando um empreendimento realmente se compromete com a gestão de qualidade, portanto, há o estabelecimento de uma cultura de melhoria contínua.

Ao final, o negócio obtém efeitos cada vez mais positivos. Os produtos ganham valor agregado e diferenciação no mercado e o controle sobre as etapas é fortalecido. Com a mudança de mentalidade, o empreendimento consolida os resultados de forma cada vez mais intensa.

Com a gestão de qualidade, o negócio tem maiores chances de atingir o sucesso e a robustez no mercado. Então, é fundamental se preocupar com esse elemento para obter resultados satisfatórios.

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