0800 283 6065

Central de Atendimento

EPI para indústria: quais são e suas importâncias

Os equipamentos de proteção individual – EPIs – são acessórios que garantem que o trabalhador desempenhe suas atividades com segurança, protegendo sua vida e saúde dos riscos inerentes à atividade laboral. O EPI para indústria garante eficiência, pois diminui a incidência de acidentes e afastamentos do empregado por doenças relacionadas à exposição a produtos e materiais de risco.

Por isso, a legislação trabalhista determina que o empregador não apenas forneça, mas também oriente os funcionários sobre a utilização e fiscalize o uso do EPI necessário para a realização do trabalho desenvolvido, sob pena de pagamento de multa e indenizações.

Já o trabalhador tem como responsabilidade utilizar, conservar e solicitar substituição desses equipamentos em caso de necessidade, estando, o empregado que se recusar a utilizar o equipamento fornecido, passível de advertências, suspensão e demissão por justa causa.

Quer saber mais sobre os principais tipos de EPI e a importância de cada um deles? Continue lendo este artigo e entenda tudo que precisa saber sobre o assunto!

1. Luvas

As luvas são EPIs destinados à proteção das mãos do trabalhador contra a contaminação por agentes químicos e biológicos, altas e baixas temperaturas, cortes, perfurações, abrasão, etc. Elas podem ser descartáveis ou reutilizáveis, fabricadas em diversos tamanhos e materiais para atender às especificidades das mais diversas atividades desenvolvidas. 

As mais conhecidas são as luvas confeccionadas com neoprene, látex, PVC, as feitas com malhas e as luvas nitrílicas.

2. Calçados

Devido às características específicas de cada local de trabalho, por vezes, é necessária a utilização de calçados especiais para eliminar ou diminuir riscos à vida e saúde do trabalhador. Os materiais de sua confecção podem ser os mais variados como, por exemplo: plástico, couro ou borracha.

Conforme a especificidade de cada trabalho, eles devem proteger contra descargas elétricas, pisos molhados ou escorregadios, contaminação, perfurações e impactos contra objetos duros, dentre outros.

3. Capacetes

Os capacetes têm como objetivo proteger a cabeça, pescoço, ombros e rosto do trabalhador contra acidentes causados, principalmente, por quedas (que podem ser do próprio empregado ou de materiais sobre ele), perfurações e choques elétricos.

O equipamento deve ser utilizado com a aba para frente para garantir a proteção do rosto, sem a utilização de acessórios como bonés (pois diminuem sua fixação e, assim a sua eficiência), afivelado no pescoço para manter seu ajuste durante a movimentação do funcionário e, caso a atividade exija, o protetor facial deve também estar abaixado.

4. Protetores auriculares

Os protetores auriculares protegem contra agentes naturais como fortes ventos, chuva, umidade e ruídos excessivos que são nocivos à saúde auditiva do operário. Podem ser encontrados em diversos materiais, cada um com vantagens diferentes, tais como:

  • silicone: é lavável e reutilizável;
  • polímero: é rígido e possui baixo custo;
  • espuma: é descartável e se adapta muito bem ao canal auditivo.

5. Óculos e viseiras

Esse tipo de EPI deve proteger os olhos contra a entrada de partículas, luminosidade excessiva, radiação e produtos biológicos e químicos. Suas lentes devem ser adaptadas conforme a luminosidade do local de trabalho, segundo os seguintes princípios:

  • lente transparente para luminosidade normal;
  • amarela para baixa luminosidade;
  • escura para alta luminosidade.

Como vimos, é importante a correta utilização dos EPIs para a indústria, pois eles reduzem os riscos de acidentes e doenças causadas por fatores do trabalho e, também, o absentismo. Consequentemente, acabam melhorando a produtividade da empresa. 

Porém, para assegurar sua eficácia, todos esses equipamentos devem estar certificados pelo Ministério do Trabalho e Emprego e seu uso deve estar associado à orientação do trabalhador sobre sua importância, correta utilização, higienização e conservação.

Entendeu quais são os EPIs mais comuns e a importância deles para a indústria? Quer saber mais? Aproveite para curtir nossa página no Facebook e nos acompanhar no Linkedin e fique por dentro dos melhores conteúdos e notícias que preparamos para você.

Compartilhe essa publicação!

Talvez essas publicações também te interessem!

Como podemos ajudar?

0800 283 6065

Entre em contato conosco. Temos uma equipe de especialistas pronta para lhe atender.

Orçamento

Se preferir, preencha o formulário abaixo.
Nossa equipe entrará em contato o mais breve possível.