0800 283 6065

Central de Atendimento

Como reduzir acidentes de trabalho no chão de fábrica? Veja mais!

Acidentes e doenças relacionadas ao ambiente de trabalho têm sido um problema nos diversos ramos da indústria. As empresas estão se conscientizando sobre a importância de investir na Segurança do Trabalho, fazendo com que vários profissionais se especializem na área.

Para além de gastos com indenizações, tratamentos médicos e afastamentos, a integridade e capacidade de cada funcionário precisam ser protegidas. Atividades que envolvem condições arriscadas, como soldagem, manutenção de caldeiras ou operação em torres de perfuração e plataformas offshore merecem atenção e proteção redobradas.

Você sabe como reduzir acidentes de trabalho dentro da realidade da sua companhia? Leia o post e confira algumas dicas!

Use equipamentos de proteção individual

O EPI, sigla para equipamento de proteção individual, é definido na Norma Regulamentadora nº 06 do Ministério do Trabalho e Emprego, sendo

“todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.”

Cada profissão demanda um cuidado diferente, e o empregador tem a responsabilidade de disponibilizar o EPI necessário à atividade que o empregado irá exercer. O colaborador também tem a obrigação de utilizar corretamente e zelar por cada equipamento uma vez que está sob sua posse.

Mantenha o local organizado e sinalizado

Caixas, peças e objetos não acondicionados de maneira correta podem obstruir passagens seguras, ocasionar quedas ou dificultar que o funcionário tenha sob fácil alcance os equipamentos de proteção.

Todo o maquinário deve apresentar instruções de uso e um manual de operação para que o operário conheça ao que está sendo exposto. Além dessas ferramentas, o ambiente deve apresentar placas identificando os perigos de cada área, assim como faixas delimitando onde é permitido ou não o trânsito de pessoas.

Os EPC’s, equipamentos de proteção coletiva, também devem estar em cena e são essenciais. Alguns exemplos são: cones, fitas e placas de sinalização, alarmes, cortinas de solda, plataformas, grades e dispositivos de bloqueio.

Automatize os processos

A tecnologia pode ser usada a seu favor de duas formas:

  1. invista em máquinas que alavanquem a produtividade, mas que sejam seguras e ofereçam poucas ameaças ao trabalhador. Processos mais produtivos diminuem o retrabalho e as atividades realizadas em determinado período. Se expostos a tarefas perigosas e repetitivas por menos tempo, os colaboradores poderão focar suas energias em esforços mais leves;
  2. através de históricos digitais, acompanhe a saúde e controle as datas dos exames obrigatórios de cada integrante da corporação. Monitore os estoques de EPIs e EPCs de maneira que estejam disponíveis e armazenados quando necessários.

Comunique e documente os incidentes

A pirâmide de desvios mostra que todo incidente tem causa e consequência. Baseada na obra de Herbert William Heinrich, a pirâmide aponta que 300 acidentes sem lesões levariam a 29 acidentes com lesões leves e a um acidente com lesão grave ou incapacitante.

Registrar todas as ocorrências possibilita fazer análise de riscos e causas mais recorrentes das mesmas. Uma vez que as motivações forem conhecidas, novos procedimentos, alertas e campanhas de segurança serão mais assertivos. As experiências consideradas leves servirão de alerta para que lesões graves não aconteçam.

Conscientize a equipe

Mesmo que todos os EPIs sejam disponibilizados e as sinalizações estejam corretas, o maior ator da segurança do trabalho sempre será o funcionário. Esclareça a necessidade individual do cuidado genuíno para que todos voltem bem para suas casas.

Divulgue os riscos pelos quais os trabalhadores estão submetidos e os procedimentos que devem ser executados em emergências. Estimule o comportamento seguro através de treinamentos e capacitações e promova ações de saúde e qualidade de vida como ginástica laboral, reeducação alimentar e palestras sobre doenças crônicas.

Muitas situações podem gerar um acidente de trabalho. Essas mostram que, com a utilização de equipamentos de segurança, explicações sobre posturas corretas, ações que promovam a ergonomia e outros cuidados, a incidência de acidentes sofre significativa redução.

É importante nos conscientizarmos que é de nossa responsabilidade cuidar de si e do companheiro que está ao nosso lado. Reduzir acidentes de trabalho é uma batalha conjunta, na qual todos ganham.

Aprendeu novas maneiras de cuidar da segurança? Quer aprender mais com nossos conteúdos? Assine a nossa newsletter e receba outros posts exclusivos da Asalit!

Compartilhe essa publicação!

Talvez essas publicações também te interessem!

Como podemos ajudar?

0800 283 6065

Entre em contato conosco. Temos uma equipe de especialistas pronta para lhe atender.

Orçamento

Se preferir, preencha o formulário abaixo.
Nossa equipe entrará em contato o mais breve possível.