8 EPC’s e EPI’s para soldador: conheça e entenda a importância

Assim como em qualquer outra atividade que coloque em risco a vida de seus colaboradores, no processo de soldagem é fundamental que sejam utilizados os EPI’s e EPC’s — Equipamentos de Proteção Individual e Equipamento de Proteção Coletiva, respectivamente. Além da segurança, os equipamentos garantem, também, a qualidade do serviço, uma vez que permitem que a execução seja feita da melhor forma possível.

Conhecer os tipos de EPC e EPI para soldador disponíveis no mercado é fundamental para a sua segurança no trabalho. Diversas atividades exigem cuidados específicos e a soldagem é uma delas. Portanto, para conhecer quais são esses equipamentos e qual a sua importância, continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre o assunto.

EPI para soldador

Os equipamentos de proteção individual são essenciais para garantir a segurança do colaborador. Conheça, então, quais são eles:

1. Máscara de escurecimento automático

Também chamada de máscara de solda, ela é fundamental para que o colaborador não tenha a sua visão comprometida durante a soldagem. Isso pode acontecer por conta da claridade que ocorre durante o processo.

2. Botas de couro

As botas de couro são fundamentais para o soldador! Elas são capazes de proteger os pés e evitar pequenos acidentes durante a soldagem.

3. Máscara para fumos de solda

Diferentemente da máscara escurecedora, essa peça tem a função de proteger o soldador da poeira gerada no processo de soldagem. Isso evita que o colaborador respire os pequenos grãos que flutuam no ar.

4. Avental de raspa

Fundamental para a proteção do soldador, o avental de raspa o protege contra agentes cortantes e materiais em processo de derretimento. É importante dizer que, caso seja encontrado resquícios de materiais inflamantes na vestimenta, é necessário a suspensão de seu uso e sua substituição por outro limpo, evitando possíveis acidentes.

5. Luvas de vaqueta

Ideal para atividades que exigem o tato, as luvas de vaqueta são acessórios fundamentais no grupo dos EPI para soldador. Isso porque ela garante melhor proteção das mãos do funcionário, diminuindo os riscos de lesões.

EPC para soldador

Assim como os EPI’s, os equipamentos de proteção coletivos também são fundamentais no ambiente de trabalho. São alguns deles:

6. Extintor de incêndio

Indispensável em qualquer ambiente, o extintor de incêndio deve estar sempre em um local de fácil acesso durante as soldagens. Em caso de incêndios, recorrer às suas funcionalidades é fundamental para que seja possível o controle do fogo, evitando que pessoas se machuquem e que a estrutura do ambiente seja comprometida pelas chamas.

7. Cortina anti-chama

As cortinas anti-chama são fundamentais para garantir a segurança de todos os colaboradores que estejam no local, além de também proteger os demais equipamentos de possíveis incêndios. A vantagem do uso desse material é que você pode solicitar ao fornecedor o tamanho desejado, não havendo uma dimensão padrão comercializada.

8. Sistema de extração de gases

Além de garantir a ventilação do ambiente, o sistema de extração de gases também atua em casos de incêndios, controlando a fumaça no local e melhorando a visibilidade na hora da fuga ou do resgate.

Neste texto, tivemos a oportunidade de conhecer os EPC e EPI para soldador que são de uso obrigatório. Também compreendemos a importância da utilização de cada um deles, comprovando que são indispensáveis.

Por isso, compartilhe o nosso conteúdo em suas redes sociais para que outras pessoas também saibam como proteger soldadores.

error: Conteúdo protegido!