0800 283 6065

Central de Atendimento

Conheça os benefícios da certificação ISO 37001 (Gestão Antissuborno)

As certificações são documentos que asseguram qualidade e confiabilidade a uma empresa, serviço ou produto em diferentes segmentos. Entre essas certificações, destaca-se a certificação ISO 37001.

Trata-se da certificação referente à Gestão Antissuborno, de máxima importância na atualidade, em que grandes empresas e políticos de renome se envolvem em escândalos de corrupção.

Neste post, definiremos o que é a certificação ISO 37001 e apresentaremos os principais benefícios que ela proporciona a uma empresa. Leia e, na hora de procurar uma empresa para fornecer produtos ou serviços, lembre-se de verificar se ela está adequada à norma em questão. Confira!

O que é a certificação ISO 37001

A norma ISO 37001, lançada em 2017, tem como objetivo apoiar as empresas em sua luta contra a corrupção, ou seja, na aplicação de medidas anticorrupção. Dessa forma, a certificação ISO 37001 contribui para que a organização desenvolva um trabalho transparente, servindo como referencial de integridade para outras empresas.

Ainda que essa certificação não possa assegurar que o suborno será definitivamente eliminado, ela permite a criação de medidas eficazes para prevenção e mitigação de riscos.

Um detalhe é que a norma não atua necessariamente sobre a corrupção como um todo, e sim, especificamente, sobre o suborno. Dessa maneira, está estreitamente associada ao Compliance, pois uma empresa precisa agir em conformidade com as leis, regulamentos e diretrizes tanto nacionais quanto internacionais relacionados ao negócio.

O suborno pode gerar consequências muito graves para a organização e seus funcionários, comprometendo os gestores com a Justiça e sujando definitivamente a imagem empresarial perante a sociedade.

A certificação ISO 37001 define a política e os procedimentos necessários, ajudando a implementar um Sistema de Gestão Antissuborno (SGAS), ou otimizando um sistema que já está em uso. A conformidade entre um SGAS e a ISO 37001 pode ser constatada por meio de um planejamento que envolve:

  • auditoria de certificação dividida em duas fases;
  • auditoria de acompanhamento ao longo do primeiro ano;
  • auditoria de acompanhamento ao longo do segundo ano;
  • auditoria de renovação da certificação no terceiro ano.

Para definir esse programa de auditoria, é necessário considerar o porte da organização, o escopo da certificação e tudo que ela abrange, a complexidade do SGAS, os processos e os produtos, o nível de desempenho e eficácia do SGAS, os resultados de auditorias já realizadas (internas ou externas), bem como as certificações que a empresa já conquistou.

Quais são os benefícios da certificação ISO 37001

É inegável que a certificação ISO 37001 só oferece vantagens à empresa, mas podemos elencar algumas delas. A respeito da redução de riscos e da vantagem competitiva, falaremos em intertítulos separados.

Neste momento do texto, falaremos de outros benefícios. Uma SGAS que esteja em compatibilidade com a ISO 37001 tem condições de evitar a ocorrência de subornos e, no caso de eles vierem a acontecer, ela poderá minimizar suas consequências.

Qualifica a gestão corporativa

certificação ISO 37001 garante uma gestão eficiente contra práticas de suborno, usando medidas de aplicação internacional para diminuir e evitar os riscos. Em decorrência dessa segurança, a empresa consegue estabelecer uma relação de confiança com seus clientes e parceiros, especialmente, outras empresas que também têm a certificação para diminuir as possibilidades de corrupção em seu meio.

Sem dúvida, essa relação de confiança vai além das fronteiras do pais, atingindo empresas e o mercado internacionais. Dessa forma, a empresa consegue recrutar funcionários com mais facilidade e melhora sua imagem perante o mercado em geral e seu público-alvo em particular.

As empresas têm o direito de exigir que seus fornecedores, consultores e contratados apresentem provas de que estão em conformidade com a certificação ISO 37001. Esse pode ser um pré-requisito totalmente aceitável para que outras empresas e profissionais possam participar de sua cadeia de produção. A ISO 9001, de gestão de qualidade, também pode ser exigida.

Demonstra a lisura da empresa

De acordo com o Decreto nº 8420/2015, cuja finalidade é regulamentar a Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/2013), a ISO 37001 também contribui para confirmar a implementação completa ou em parte de um Programa de Integridade.

Outra vantagem é que, caso a empresa seja suspeita de estar envolvida em alguma ação de suborno, a certificação comprova diante dos tribunais e dos promotores que os responsáveis tomaram medidas preventivas para que o suborno não ocorresse. Com isso, pode-se evitar a acusação ou amenizar as consequências.

No caso de condenação, a certificação contribui para a formalização de que a empresa dispõe de um efetivo Compliance. A partir dessa comprovação, a pena criminal pode ser reduzida.

Minimiza os riscos

A certificação ISO 37001 ajuda, portanto, a gerenciar riscos, incluindo aqueles que se relacionam com terceiros. Os riscos são detectados antecipadamente, sendo possível desenvolver os métodos de controle necessários e o monitoramento constante deles.

Como cada empresa tem suas particularidades, a análise de riscos também deve ser particular. É importante desenvolver, por etapas, medidas que mitiguem os riscos. Essas etapas podem ser:

  • planejamento
  • entrevista
  • documentação
  • catalogação de dados

Juntamente com o Sistema de Gestão Antissuborno e com o Sistema de Gestão de Qualidade, a empresa pode recorrer a auditorias e monitoramento por meio de um programa bem elaborado.

Traz incríveis benefícios competitivos

A vantagem competitiva é outro dos efeitos proporcionados pela certificação ISO 37001, pois ela atesta que a empresa está comprometida com a idoneidade, não apenas em relação a ela mesma, mas também aos seus stakeholders (as partes interessadas, como clientes, funcionários, fornecedores, investidores e parceiros em geral).

A vantagem competitiva surge naturalmente como resultado de uma empresa que está decidida a ser diferente e a não seguir as tendências de corrupção que vicejam não somente no Brasil, mas em todo o mundo.

Como a população brasileira vive desiludida diante dos atos de corrupção, inclusive, do suborno, ela passará a ver com outros olhos uma corporação que se destaca por apresentar um sistema de gestão pautada pela honestidade.

Certamente, a certificação ISO 37001 apresenta uma importância enorme para todas as empresas. A tendência é que sua importância continue aumentando. Diante disso, é provável que ela sirva como referencial para a construção de um país menos corrupto, voltado para ações que fomentem a economia, a segurança, a educação, a saúde e despertem maior confiança no público em relação aos dirigentes de diversas instituições e empresas.

Aproveite para entrar em contato com a Asalit e conheça melhor os produtos e serviços! Nossa equipe terá o maior prazer em esclarecer todas as suas dúvidas.

Compartilhe essa publicação!

Talvez essas publicações também te interessem!

Como podemos ajudar?

0800 283 6065

Entre em contato conosco. Temos uma equipe de especialistas pronta para lhe atender.

Orçamento

Se preferir, preencha o formulário abaixo.
Nossa equipe entrará em contato o mais breve possível.